Banca de DEFESA: JOCYKLEBER MEIRELES DE SOUZA

DISCENTE : JOCYKLEBER MEIRELES DE SOUZA
DATA : 02/05/2019
LOCAL: NEPSA II

UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ÁREA DE CONHECIMENTO E DO GRAU DE INSTRUÇÃO NA AVERSÃO À PERDA

Finanças Comportamentais. Aversão à perda. Área de Conhecimento. Grau de Instrução Acadêmico.

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a associação do comportamento da aversão à perda com a área de conhecimento e o grau de instrução acadêmico dos discentes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, aplicou-se um questionário estruturado composto por 16 questões que tiveram como base o estudo de Kahneman e Tversky (1979). O instrumento de coleta de dados foi abrigado no google forms e enviado para discentes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) das nove grandes áreas de conhecimento, divididas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obtendo uma amostra final de 3864 respondentes. Como técnica de análise, utilizou-se da estatística descritiva e do teste Qui-quadrado, de aderência e de independência. Os principais resultados sugerem que, assim como evidenciado na pesquisa de Kahneman e Tversky (1979), a amostra do presente estudo apresenta-se significativamente mais avessa ao risco para ganhos e propensa ao risco para perdas, indicando a presença da aversão à perda. Em relação a influência da área de conhecimento, verificou-se que as pessoas das áreas de Ciências Biológicas (CB); Ciências Humanas (CH) e Linguística, Letras e Artes (LLA) apresentaram menor vulnerabilidade aos efeitos da aversão à perda. No tocante ao grau de instrução acadêmico, não constatou-se associação com a aversão à perda.

Presidente - 1673813 - CLAYTON LEVY LIMA DE MELO
Interno - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA