DA COR DO ÉBANO: Arte e valorização da estética afro-brasileira na Escola
identidade, racismo, estética
O presente texto promove algumas reflexões
alinhadas com o debate em torno da inserção da
história à cultura afro-brasileira como previsto na
Lei 10.639/03, as quais orientam o
desenvolvimento de ações de cunho didático
pedagógicas por meio da disciplina de Arte no
contexto do espaço escolar do Centro Estadual de
Ensino Profissional Hélio Xavier de Vasconcelos
na cidade de Extremoz – RN, cujo objetivo é
promover o enfrentamento ao racismo no espaço
escolar, ao mesmo tempo que tem inspirado
problematizações de pesquisa. Tais ações têm sido
gestadas em um contexto escolar marcado por uma
maioria étnica afrodescendente que não vê de
forma positiva tal identidade, nem consegue
vislumbrar a prática e a perpetuação do racismo
estrutural em seu cotidiano. É neste contexto que
temos promovido atividades didáticas que buscam
envolver os/as estudantes no debate sobre a
construção de identidades sociais,
multiculturalismo, estética, subjetividades,
diversidade étnica, cultural e racismo, focando na
promoção e valorização da negritude e das
identidades afrodescendentes utilizando linguagens
das artes visuais como instrumentos de
representação e valorização da estética negra no
ambiente escolar.