Inscrições abertas para Mestrado Profissional em Artes

O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas, até 12 de julho, para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Artes (Profartes). A data serve para mais 12 Instituições de Ensino Superior (IES) que fazem parte do programa, que é ofertado simultaneamente no total de 15 instituições brasileiras, no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As universidades de Brasília (UNB) e a Federal da Paraíba (UFPB) terão as inscrições abertas um pouco mais tarde, a partir de 1º julho, até o dia 12 de julho de 2020.

O programa, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem duração de 24 meses e busca capacitar professores da rede pública de ensino na área de Arte para o exercício da docência na educação básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

O curso é oferecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que coordena o programa, e também pelas seguintes instituições: universidades de Brasília (UnB), Estadual Paulista (Unesp) e federais da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC), do Maranhão (Ufma), de Minas Gerais (UFMG), do Pará (Ufpa), da Paraíba (UFPB), do Rio Grande do Norte (UFRN), e de Uberlândia (UFU), e em conjunto a estadual e federal do Amazonas (UFAM/UEA); a federal e estadual de Mato Grosso do Sul (UFSM e UEMS) e também pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e pela universidade Regional do Cariri (URCA), do Ceará.

O Profartes é gratuito e é formado por aulas presenciais e duas disciplinas de fundamentação semipresenciais, e estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes; e Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes.

Estão sendo ofertadas 313 vagas divididas entre as 15 instituições associadas, nas subáreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música (dependendo da instituição). Na UFRN são ofertadas 17 vagas, sendo 7 para Artes Cênicas, 7 para Artes Visuais e 3 para Música.

A inscrição será feita exclusivamente via internet, pelo site da instituição coordenadora do programa (Udesc), por meio de preenchimento do formulário de inscrição.

Os candidatos que tiverem a inscrição validada passarão pela análise de memorial e projeto, de caráter eliminatório, realizada a partir da avaliação do Memorial Descritivo e Projeto de Atividades; e por uma Prova de Arguição, também de caráter eliminatório e classificatório, mediante entrevista virtual, com data e plataforma a serem definidas por cada IES, e com banca composta por professores credenciados aos corpos docentes locais. As informações completas estão disponíveis no Edital nº 004/2020/CEART/UDESC anexo.

O curso oferece bolsas da Capes/UAB para 30% das vagas. Todos os candidatos podem concorrer, mediante a comprovação das exigências do item 4.1 do edital. O início das aulas será definido de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da coordenação programa <https://www.udesc.br/ceart/profartes> e pelo e-mail profartes@udesc.br.

Notícia cadastrada em: 02/06/2020 12:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao