O MODERNISMO E SUAS RAZÕES DE LUTA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A 2ª SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE NATAL/RN
Arte. Educação. Modernismo. Semana de 22.
Este trabalho apresenta um material didático-pedagógico criado em sala de aula através da abordagem histórica da Arte a partir do Movimento do Modernismo Brasileiro, ressaltando as razões de luta desse acontecimento na Semana de 22. Inicialmente, foram feitos: uma pesquisa bibliográfica, registro de observação, desenhos e pintura com a finalidade de se implementar uma releitura dos quadros do referido movimento e, considerando suas características, montar um espetáculo da recriação da Semana de Arte moderna de 1922. Para que o trabalho se desenvolvesse, foi aplicado um teste de sondagem em sala de aula, ocorrido em novembro de 2018, para saber o grau de entendimento dos estudantes sob o tema proposto. Essa abordagem ocorreu com estudantes da 2ª Série do Novo Ensino Médio, da Escola Estadual Mascarenhas Homem, localizada em Natal/RN.