Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ ELSON DANTAS

LOCAL: Sala 38-D, DEART

Caminhos do Desenho, a Arte e o Jogo na construção de imagens

Desenho; Jogos; Ensino de Arte

Este trabalho relata como o jogo pode contribuir para a melhoria do ensino do desenho nas aulas de Artes a partir de três  experiências de criação de um jogo de tabuleiro. A proposta foi realizada em três  Escolas Públicas da cidade de  Natal-RN, de Agosto de 2018  a Outubro  de 2019. O artigo parte do conceito de jogo e também discute o papel do desenho no desenvolvimento de um projeto de ensino em artes visuais. Na construção do jogo foi feita uma cartografia afetiva por meio de desenhos produzidos pelos alunos e o planejamento de suas regras e jogabilidade. Nos desenhos buscou-se realizar leituras de imagem, ou seja, observar e refletir com os alunos a respeito das imagens construídas por eles e como elas refletem suas identidades, seus gostos, seus valores e a afetividade para com alguns locais. Vimos como em um mesmo mapa imagens de igrejas, bares, cabarés, terreiro de candomblé, bocas de fumo e áreas de lazer convivem, refletindo uma diversidade presente nos cotidianos de nossos discentes, reflexo da vida de pessoas que buscam na escola  uma  chance de se inserir na sociedade, agora com um conhecimento mais alargado de mundo.

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interno - 3060797 - RODRIGO MONTANDON BORN