Banca de QUALIFICAÇÃO: LEOMIR AIRES SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEOMIR AIRES SILVA DE LIMA
DATA: 21/06/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Videoteca 1 - Biblioteca Central
TÍTULO:

Aplicações da espectroscopia de infravermelho próximo e microscopia eletrônica de varredura em matrizes de interesse forense utilizando ferramentas quimiométrica.


PALAVRAS-CHAVES:

Espectroscopia NIR, Quimiometria, MEV, Forense, PCA, PLS-DA, Imagem.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Métodos Óticos de Análise
RESUMO:

Estudos recentes têm demonstrado que diversos fatores tais como hábitos de vida, meio ambientes e condições de saúde podem influenciar de forma significativa na composição química do cabelo. Nesse trabalho investigou-se a potencialidade do emprego da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) e também imagens geradas por um microscópio eletrônico de varredura (MEV) para análise forense de cabelo humano, utilizando-se a modelagem quimiométrica como ferramenta analítica. A análise dos dados químicos multivariados (espectros) gerados foi feita com os métodos análise dos componentes principais (PCA) e análise discriminante com calibração multivariada por mínimos quadrados parciais (PLS-DA) e das imagens foi feito um PCA correlacionando cada pixel da imagem formando assim um vetor de dados multivariados. Primeiramente foi obtido os espectros de um total de 19 amostras de cabelo, sendo 9 de indivíduos fumantes e 10 de indivíduos não fumantes e se utilizou 14 imagens onde 7 corresponde aos fumantes e 7 não fumantes.

Após modelagem quimiométrica dos dados, conseguiu-se, sem qualquer outro dado experimental além dos espectros NIR e das imagens, diferenciar indivíduos fumantes de não fumantes, demonstrando-se a influência do tabaco na composição química do cabelo, bem como a potencialidade da metodologia na identificação forense.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 027.719.194-78 - DEYSE DE SOUZA DANTAS - F.M.Nassau
Interno - 1714946 - KASSIO MICHELL GOMES DE LIMA
Presidente - 1108747 - ROBSON FERNANDES DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 14/06/2013 10:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao