Banca de QUALIFICAÇÃO: GILBERLÂNDIO NUNES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GILBERLÂNDIO NUNES DA SILVA
DATA: 23/01/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aula 3F1
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN EM DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA COM APLICABILIDADE DE METODOLOGIA INTERATIVA.


PALAVRAS-CHAVES:

Conceitos Científicos; Química Orgânica; Metodologia de Ensino; Perspectivas de Aprendizado.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Química Teórica
RESUMO:

O enfoque deste trabalho está vinculado ao ensino de química, com abordagem específica para a disciplina de Química Orgânica I ministrada nos cursos presenciais de graduação em Engenharia Química, Farmácia e Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com duração de dois anos consecutivos, objetivando-se a avaliação do processo ensino/aprendizado referentes aos conceitos químicos básicos que dão suporte ao entendimento da química orgânica. A proposta de ensino vinculada aos conteúdos teóricos desta disciplina valorizou o processo de construção do conhecimento, que sinaliza para a necessidade de comprometimento educacional e empenho no processo ensino/aprendizado. Para tanto, diversas ferramentas didáticas foram aplicadas, dentre elas, destacam-se leituras complementares em artigos científicos que abordam assuntos pontuais ou correlatos aos conhecimentos básicos de conteúdos didáticos específicos da referida disciplina.  A proposta para o instrumento de coleta de dados consistiu em avaliar a aceitabilidade dos alunos, motivação, desempenho e aprendizado. De acordo com os resultados obtidos foi possível comprovar que os índices satisfatórios de aprovação nas disciplinas avaliadas, demonstram o comprometimento do aluno diante da metodologia aplicada, que de forma transversal contribui para o amadurecimento intelectual do estudante.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Externo ao Programa - 338292 - JOAO BOSCO LUCENA DE OLIVEIRA
Presidente - 373.201.654-49 - MARIA APARECIDA MEDEIROS MACIEL - null
Interno - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 18/01/2013 15:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao