Banca de DEFESA: FRANCISCO FERREIRA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO FERREIRA NETO
DATA: 29/02/2012
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório do NUPPRAR
TÍTULO:

 DETERMINAÇÃO DO TEOR DE DICLOFENACO SÓDICO EM COMPRIMIDOS POR ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO-NI  COM CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA – PLS.


PALAVRAS-CHAVES:

Espectroscopia, ultravioleta, infravermelho, NIR, Diclofenaco, Químiometria, calibração multivariada, PLS.


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
ESPECIALIDADE: Eletroanalítica
RESUMO:

Neste trabalho são combinadas as potencialidades da técnica de espectroscopia no infravermelho próximo – NIR e da quimiometria visando à determinação do teor de diclofenaco em comprimidos sem destruição da amostra, para o qual utilizou como referência o método de espectroscopia no ultravioleta, que é um dos métodos oficiais. Na construção dos modelos de calibração multivariada estudou-se vários tipos de pré-processamento dos dados espectrais NIR, como correção do espalhamento da luz, primeira derivada. O método de regressão usado na construção dos modelos foi o PLS (mínimos quadrados parciais) utilizando dados espectroscopicos do NIR de um conjunto de 90 comprimidos divididos em dois conjuntos (calibração e previsão). Na calibração foram usadas 54 amostras e na previsão foram usadas 36, uma vez que o método de calibração utilizada foi o método de validação cruzada (full cross validation) que dispensa a necessidade de um conjunto de validação. A avaliação dos modelos foi feita observando os valores de coeficiente de correlação R2 e os erros quadrados médios RMSEC (erro de calibração) e RMSEP (erro de previsão). Sendo os valores de previsão estimados para os demais 36 coerentes com os valores obtidos por espectroscopia no ultravioleta. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7350310 - MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA
Interno - 348475 - DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Interno - 1199268 - JAILSON VIEIRA DE MELO
Externo à Instituição - HENRIQUE EDUARDO BEZERRA DA SILVA - UFRR
Notícia cadastrada em: 23/02/2012 12:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao