Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR RODRIGO DE MELO E MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR RODRIGO DE MELO E MELO
DATA: 13/07/2011
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do NUPPRAR-2° andar
TÍTULO:

SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CARREADORES DE OXIGÊNIO PARA CHEMICAL-LOOPING COMBUSTION OBTIDOS POR REAÇÃO DE COMBUSTÃO POR MICROONDAS SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CARREADORES DE OXIGÊNIO PARA CHEMICAL-LOOPING COMBUSTION OBTIDOS POR REAÇÃO DE COMBUSTÃO POR MICROONDAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Carreadores de oxigênio, CLC, dióxido de carbono, efeito estufa.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Determinação de Estrutura de Compostos Inorgânicos
RESUMO:

Óxidos com estrutura perovsquita destacam-se por suas diversas propriedades e aplicações comerciais, pois são altamente resistentes a temperaturas elevadas, são mecanicamente e quimicamente estáveis em condições de reação, apresentam propriedades condutoras, elétricas, catalítica, eletrocatalítica, ópticas e magnéticas, além de serem termicamente estáveis. Neste trabalho, carreadores a base do sistema La1-xMexNiO3 ( Me = Ca e Sr) foram sintetizados a partir do método de reação de combustão por microondas, método esse que assegura um maior controle das condições de síntese para obtenção de materiais com características específicas. Para tanto, foi avaliada a decomposição térmica dos óxidos após a reação de combustão por microondas, a partir da análise térmica, além da caracterização dos carreadores calcinados a 800°C/2h por análise térmica (TG-DTA), difração de raios-X (DRX) e um posterior refinamento Rietveld, área superficial pelo método BET, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e redução à temperatura programada (TPR). Contudo, esses óxidos sintetizados serão utilizados em uma inovadora tecnologia de combustão, a Chemical-Looping Combustion, que surge como uma alternativa para a redução da emissão de gases nocivos na atmosfera, permitindo capturar o CO2, um dos principais causadores do efeito estufa, produzidos em processos de geração de energia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1754300 - BRAULIO SILVA BARROS
Presidente - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Externo à Instituição - JOANA MARIA DE FARIAS BARROS - UFCG
Notícia cadastrada em: 12/07/2011 11:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao