Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO FERNANDES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO FERNANDES DOS SANTOS
DATA : 12/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Bioespectroscopia de fluorescência molecular (EEM) acoplada a algoritmos de classificação de 2ª ordem para o diagnóstico da doença de Alzheimer.


PALAVRAS-CHAVES:

Doença de Alzheimer; espectroscopia de fluorescência EEM; classificação multivariada; PARAFAC-QDA; Tucker3-QDA.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa responsável por quase 70% dos casos de demência. A demência, por sua vez, é a 7ª maior causa de morte no mundo. Nos últimos anos ocorreram avanços significativos em pesquisas para identificar a DA, entretanto os métodos tradicionalmente utilizados para diagnóstico permanecem invasivos, demorados e caros. Estudos com técnicas bioespectroscópicas acopladas a quimiometria mostraram resultados promissores no diagnóstico da DA, com a possibilidade de oferecer um método minimamente invasivo, rápido e barato. Esta tese apresenta uma nova abordagem metodológica para o diagnóstico da AD através da análise de plasma sanguíneo de 230 indivíduos (83 DA e 147 controles saudáveis) por fluorescência molecular em matriz de excitação- emissão combinada a algoritmos de classificação de segunda ordem. Os modelos de classificação foram validados através do cálculo de figuras de mérito comumente utilizadas em estudos clínicos (sensibilidade, especificidade e acurácia) e figuras de mérito que levam em consideração o desiquilíbrio amostral e o poder discriminatório dos modelos (F2 – score (F2), Coeficiente de correlação de Matthews (MCC) e eficácia do teste (δ)). Os modelos de classificação performados neste estudo foram Análise Fatorial Paralela com Análise Discriminante Quadrática (PARAFAC-QDA) e Tucker3 – QDA. O modelo PARAFAC – QDA obteve 83.33% de sensibilidade, 100% de especificidade e 86.21% de F2. Enquanto o modelo Tucker3- QDA obteve 91.67% de sensibilidade, 95.45% de especificidade e 91.67% de F2. Ambos os modelos apresentaram alto desempenho geral com 94,12% de acurácia e 0,87 MCC. Os classificadores também apresentaram alta eficácia com os scores médios das classes separados por três ou mais desvios-padrão. A partir dos valores de comprimentos de onda, obtidos através dos perfis dos loadings dos dois modelos, foram feitas indicações de possíveis biomarcadores da DA no sangue. Os biomarcadores indicados são apenas sugestões e estudos futuros podem trabalhar com estes valores de comprimento de onda e os perfis espectrais do PARAFAC para correlacioná-los com os reais biomarcadores ou confirmar nossa indicação. Os resultados alcançados com a nova abordagem metodológica proposta apontam para um método baseado em sangue e de alta performance para diagnóstico/triagem da doença de Alzheimer. Este método possui as vantagens de ser minimamente invasivo, rápido, barato, não-destrutivo e sem rótulos. Além disso, requer uma pequena alíquota de plasma sanguíneo e é realizado em um equipamento de fácil operação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1913849 - EDGAR PERIN MORAES - nullPresidente - 1714946 - KASSIO MICHELL GOMES DE LIMA
Interna - 1805556 - LUCIENE DA SILVA SANTOS
Notícia cadastrada em: 02/12/2022 08:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao