Banca de DEFESA: JOSUÉ DA CRUZ DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSUÉ DA CRUZ DE SOUZA
DATA : 27/05/2022
HORA: 13:30
LOCAL: Remotamente pelo google meet
TÍTULO:

Desenvolvimento de zeólitas hierárquicas de diferentes dimensionalidades com potencial para processamento de hidrocarbonetos volumosos.


PALAVRAS-CHAVES:

Zeólitas, porosidade, dimensionalidade, hidrocarbonetos volumosos, acessibilidade. 


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A avaliação da influência de porosidade secundária, a dimensionalidade de estruturas zeolíticas com sistema de poros 1D, 2D e 3D exercem sobre a acessibilidade de hidrocarbonetos voluminosos aos sítios ativos foram avaliadas no presente trabalho. As zeólitas Y, ZSM-5 e mordenita passaram por diferentes tratamentos top-down para introdução de porosidade secundária. As análises de difração da raios X (DRX), fluorescência de raios X (FRX), espectroscopia no infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), espectroscopia no infravermelho de adsorção e dessorção de piridina (IR-Piridina), análise textural por adsorção e dessorção de nitrogênio, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e ressonância magnética nuclear (RMN) comprovam as modificações. As zeólitas Y e ZSM-5 tiveram elevado aumento na área específica chegando a valores de 858 m2/g com a manutenção do volume de microporos intrínsecos, assim como o aumento da concentração de sítios ácido de Brönsted, alcançando valores de 625,4 e 892,7, respectivamente. A zeólita mordenita apresentou aumento no volume de mesoporos e elevados valores de retenções, e subsistência da acidez de Brönsted. Os materiais foram aplicados na reação de craqueamento do cumeno e avaliados frente a acessibilidade catalítica e influência da acidez. As zeólitas Y, ZSM-5 e mordenita sintetizados se mostraram catalisadores eficientes alcançando valores de 100 % de conversão de cumeno praticamente todo tempo de reação. O fator de hierarquia (FH) é utilizado para estudar a influência da rede porosa secundária implementada, assim como sua organização estrutural hierárquica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIO GARCIA PENHA - IFRN
Externa ao Programa - 010.527.500-01 - MARIELE IARA SOARES DE MELLO - UFRN
Presidente - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Interno - 2087667 - TIAGO PINHEIRO BRAGA
Notícia cadastrada em: 12/05/2022 13:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao