Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ FELIPE DA HORA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ FELIPE DA HORA
DATA : 11/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Remotamente pelo Google Meet
TÍTULO:

Obtenção de nanolátices via polimerização em emulsão semi-contínua e sua aplicação como fixador de pigmento em fibras de proteína de soja.


PALAVRAS-CHAVES:

nanolátex, fixador, tecido de fibra de soja, basic red 56.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

Neste trabalho, nanolátices foram produzidos pela técnica de polimerização em emulsão semi-contínua. Parâmetros como composição monomérica, tipos de iniciadores, e surfactantes foram investigados com o intuito de obter um nanolátex com pequeno diâmetro e alta área superficial funcionalizada. O nanolátex foi posteriormente usado como fixador para melhorar o tingimento do tecido de fibra de soja (SBF) com o pigmento Basic Red 46. A melhor composição monomérica foi a que utilizou a relação BA/MMA/MAA (5:4:1) em massa. O melhor desempenho como iniciador foi apresentado pelo APS, e o SDS teve o melhor desempenho como surfactante. As partículas poliméricas foram analisadas por técnicas tais como: gravimetria, DLS, MEV/FEG, MET, FTIR, potencial zeta, tensiometria, e titulação condutométrica. Nanolátex com tamanho de partícula tão pequenos quanto 29 nm, e carga superficial de até 93,8 μC/cm2 foram obtidos por meio da técnica de polimerização em emulsão. A eficiência do nanolátex como fixador no tingimento foi avaliada por meio de dados colorimétricos usando a equação de Kubelka-Munk. Teste preliminares mostram que os tecidos funcionalizados com os nanolátices obtiveram um aumento de até 13% no processo de tingimento, mostrando-se um produto promissor como fixador na indústria têxtil.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Interno - 1198847 - JOSE LUIS CARDOZO FONSECA
Externa ao Programa - 2212519 - JULIANA DE SOUZA NUNES
Notícia cadastrada em: 31/08/2020 12:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao