Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLAME GOMES DA SILVA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILLAME GOMES DA SILVA BATISTA
DATA : 09/03/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do LABCIM
TÍTULO:

Avaliação da Resina Poliéster como material alternativo para aplicação em operação de Tamponamento e Abandono de Poços de Petróleo.


PALAVRAS-CHAVES:

Tamponamento e abandono; materiais alternativos; resina poliéster


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Materiais alternativos ao cimento Portland tem sido amplamente estudados nos últimos anos para aplicação em operações de tamponamento e abandono de poços petrolíferos. Dentre estes materiais, as resinas termoindurecíveis tem se destacado devido suas propriedades reológicas e mecânicas serem compatíveis com a aplicação em poços de petróleo. As resinas poliésteres se destacam devido ao seu baixo custo de produção e suas excelentes propriedades reológicas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo estudar composições de resina poliéster para aplicação em operações de abandono de poços petrolíferos. A resina foi caracterizada por infravermelho onde foram identificadas bandas características de poliéster e monômeros de estireno. Foram preparados e testados sistemas contendo resina pura e resina com cargas minerais. Foram realizados ensaios de resistência à compressão (RC), reologia e estabilidade. A resina pura apresentou valor de RC superior a 90 MPa, resultado esse muito acima do mínimo necessário para operações de abando (7 MPa). Os parâmetros reológicos caracterizaram os sistemas como um fluido newtoniano. A adição de 5% de cargas minerais, em massa de resina, resultou em melhorias da RC e redução da viscosidade aparente da resina. Com base nos resultados apresentados, a resina poliéster mostrou-se promissora para aplicação em operações de tamponamento e abandono de poços petrolíferos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1803692 - FABRICIO GAVA MENEZES
Presidente - 1804366 - JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE SILVA SANTOS MOREIRA - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/02/2020 16:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao