Banca de QUALIFICAÇÃO: ELVIS LOPES BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELVIS LOPES BRITO
DATA : 18/07/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 3F1
TÍTULO:

Preparação e caracterização de compósitos magnéticos a base de magnetita, quitosana e poli (4-estirenossulfonato de sódio)


PALAVRAS-CHAVES:

Compósitos Magnéticos, Magnetita, Quitosana, poli (4-estirenossulfonato de sódio), Complexos Interpolieletrolíticos.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

Nanopartículas de magnética tem sido intensivamente estudadas devido a sua baixa toxicidade, propriedade superparamagnética em condições ambientes e baixo custo de produção. Tais características proporcionam uma potencial utilização em aplicações médicas e tecnológicas como liberação de fármaco, hipertermia e separação magnética e tratamento de efluentes. A funcionalização de nanopartículas de magnetita tem se mostrado extremamente promissora nas últimas décadas, uma vez que acarreta modificações dimensionais e químicas na superfície das partículas, tomando-as avidas a novas aplicações. A quitosana (CS) é amplamente utilizada para melhorar a biocompatibilidade de partículas magnéticas, a fim de produzir sistemas de partículas mais adequados para aplicação em aéreas biomédicas e tecnológicas. A CS possui grupos amino em sua estrutura macromolecular, os quais em condição ácida tornam-se protonados, resultando em grupos positivos que podem ser usados como revestimento de partículas, bem como na preparação de compósitos de matriz polimérica. No seguinte trabalho, Compósitos magnéticos (CMs) foram obtidos por precipitação química entre CS e poli (4-estirenossulfonato de sódio) NaPSS na presença de nanopartículas de magnetita, o qual foram preparados nas razões molares (SO3-/NH3+) de 1,43 e 0,7. A título de comparação, os Complexos interpolieletrolíticos (IPECs) foram preparados usando as mesmas razões, sendo estes obtidos em ausência de magnetita. A composição e a microestrutura dos compósitos foram investigadas por análise termogravimétrica (TGA), espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), difração de raios X (DRX), Microscopia eletrônica de Transmissão (TEM) e potencial zeta (ζ). A caracterização magnética foi realizada através das medidas de Field cooled (FC), zero Field Cooled (ZFC) e histereses magnéticas em diferentes temperaturas. As análises por TGA e o FTIR confirmaram a presença de CS, PSS e magnetita em todos os compósitos, além disso, os eventos térmicos verificados nos resultados de TGA para CMs condizem com formação da estrutura dos IPECs. Os difratogramas de DRX e as imagens de TEM mostraram que a magnetita não sofreu alterações em suas características estruturais durante a preparação dos compósitos, tendo aproximadamente 12 nm para todas as amostras preparadas. A carga superficial dos CMs foi alterada de acordo com a relação molar (SO3-/NH3+), sendo positivo para os compósitos com razão de 1,43 e negativo para a razão de 0,7(). Na caracterização magnética dos sistemas, verificou-se que ambos os compósitos magnéticos apresentam comportamento superparamagnetico em temperatura ambiente (25°C).  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1753094 - ALCIDES DE OLIVEIRA WANDERLEY NETO
Externo ao Programa - 1508681 - FELIPE BOHN
Presidente - 1198847 - JOSE LUIS CARDOZO FONSECA
Notícia cadastrada em: 02/07/2018 13:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao