Banca de DEFESA: FABIA MARIA GOMES DE MENESES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIA MARIA GOMES DE MENESES
DATA: 15/10/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

A COMPREENSÃO DE REAÇÃO QUÍMICA COMO UM SISTEMA COMPLEXO A PARTIR DA DISCUSÃO DOS ERROS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

reação química; dificuldades; erros conceituais; sistêmico dialético; funcional-estrutural


PÁGINAS: 285
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
RESUMO:

O estudo das reações químicas encontra-se entre os conteúdos mais importantes para a compreensão da disciplina de Química. Mas ainda são pouco os estudos que apresentam as reações químicas como sistema complexo. A tese aqui apresentada tem como objetivo investigar, identificar e caracterizar os erros e dificuldades de aprendizagem de estudantes em relação as reações químicas como sistema complexo, utilizando para tanto a análise das respostas de 126 provas de estudantes candidatos ao curso de Licenciatura em Química, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Foram investigados e discutidos os erros e dificuldades de aprendizagem dos parâmetros ∆G, Kp, Ea e do cálculo de quantidade de substância numa reação química e a inter-relação desses parâmetros no estudo das reações química como sistema. O trabalho classificou em níveis de desenvolvimento a habilidade de interpretar a reação química como sistema. A partir de entrevistas realizadas com professores de Química, do Ensino Médio, se determinou as razões a que os professores atribuem esses erros e dificuldades de aprendizagem. A aprendizagem das reações química no Ensino Médio perpassa por conceitos de termoquímica, de cinética, do equilíbrio e os seus aspectos quantitativos e qualitativos, esses conceitos não possuem uma articulação orgânica entre si para a melhor compreensão de como ocorre e porque ocorre uma reação química, o que garante a compreensão dos sentidos das partes numa totalidade. Os resultados obtidos indicam que os estudantes não compreendem o conceito de ∆G, Kp, Ea. Os professores não trabalham na perspectiva de integração dos conteúdos o que leva os alunos a apresentarem dificuldades e cometerem erros relacionados ao conteúdo citado. O trabalho apresenta uma proposta de organização dos conteúdos da Química para o Ensino Médio como uma possibilidade de integração sistêmica dialética dos conteúdos, entendendo que essa visão sistemática, leva a importantes contribuições com o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos. A estruturação dos conteúdos da Química apresentado nesse trabalho, fundamenta-se no método de análise sistêmico dialético funcional-estrutural desenvolvidos Reshetova (1988) e Núnez (1992). Essa tese traz contribuições significativas para o ensino-aprendizagem de uma reação química como sistema complexo. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANALICE DE ALMEIDA LIMA - UFRPE
Externo à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Externo ao Programa - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Interno - 7350310 - MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA
Notícia cadastrada em: 02/10/2015 09:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao