Banca de DEFESA: MAIARA BARBOSA FERREIRA

DISCENTE: MAIARA BARBOSA FERREIRA
DATA: 19/05/2015
LOCAL: Sala de reunião do NUP-ER

APLICAÇÃO DA OXIDAÇÃO ELETROQUÍMICA NO TRATAMENTO DE EFLUENTES CONTENDO CORANTES REATIVOS USANDO Ti/Pt E Ti/Pt-SbSn

elevada toxicidade, tratamento eletroquímico, corantes, material eletrocatalítico.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
ESPECIALIDADE: Eletroquímica

Os efluentes têxteis são uma mistura complexa de muitos poluentes que contêm altas cargas orgânicas, cor intensa e compostos tóxicos. A elevada toxicidade do efluente pode ocasionar o aumento da demanda química (DQO) e bioquímica (DBO) de oxigênio, elevada temperatura, acidez ou alcalinidade, causando danos e problemas ambientais. Além de representar uma séria ameaça para a saúde humana este tipo de efluente também é bastante tóxico para a maioria dos organismos aquáticos. E por esta razão, devem-se cumprir os limites de concentração para fontes de emissão e sistema de esgoto. O presente estudo teve como objetivo investigar o desempenho do tratamento eletroquímico de um efluente têxtil para a remoção da cor, turbidez, oxigênio dissolvido (OD) e matéria orgânica dissolvida investigando a influência dos parâmetros experimentais, tais como o material eletrocatalítico (Ti/Pt e Ti/Pt- SnSb) e densidade de corrente, a fim de comparar a sua eficiência, o consumo de energia e custo. Os corantes Remazol Yellow 3RS (RY 3RS), Remazol Red RR Gran (RR-RR Gran) e Navy Blue CL-R (NB CL-R) foram utilizados para geração de efluente têxtil laboratório simulado. Os resultados mostraram que a aplicação do processo de oxidação eletroquímica favorece a eliminação da cor de forma eficiente indepente do material e corrente utilizada, mas a redução da matéria orgânica foi diretamente dependente do material eletrocatalítico utilizado e a sua eletroafinidade com as estruturas dos corantes.

Presidente - 1645110 - CARLOS ALBERTO MARTINEZ HUITLE
Externo ao Programa - 2941160 - JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO