Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIA MARIA GOMES DE MENESES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIA MARIA GOMES DE MENESES
DATA: 15/04/2015
LOCAL: Sala de Aula 3F1

A COMPREENSÃO DE REAÇÃO QUÍMICA COMO UM SISTEMA COMPLEXO A PARTIR DA DISCUSSÃO DOS ERROS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

Dificuldades de aprendizagem; erros conceituais; reações químicas; sistema dialético; funcional-estrutural

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química

A tese aqui apresentada tem dois objetivos fundamentais. O primeiro foi analisar 216 provas de vestibular aplicadas em 2013 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o curso de Licenciatura em Química. A análise da 5 questão da prova subjetiva teve como objetivo principal verificar os erros e as dificuldades dos vestibulando em definir os conceitos de Energia de Ativação (Ea), Energia livre de Gibbs (∆G) e a constante Kp, assim como investigar o entendimento desses alunos em como esses conceitos se interrelacionam para conceituar uma reação química. A aprendizagem das reações química no Ensino Médio apresenta os conceitos da termoquímica, da cinética, do equilíbrio e os seus aspectos quantitativos e qualitativos, mas todos sem uma articulação orgânica entre eles para a compreensão de como ocorre e porque ocorre uma reação química, o que garantiria a compreensão dos sentidos das partes numa totalidade. As discussões da reação química como um sistema têm sido pouco abordadas nas pesquisas sobre o Ensino de Química. O segundo objetivo foi apresentar uma proposta de organização dos conteúdos da Química para o Ensino Médio como uma possibilidade de integração sistêmica dialética dos conteúdos, entendendo que leva a importantes contribuições com o desenvolvimento do pensamento teórico dos alunos. A natureza da organização dos conteúdos determinará a qualidade, integridade e coerência da representação interna, que por sua vez determinará a eficiência do processo de interiorização do pensamento. Estas relações demonstram a importância que têm para a aprendizagem do aluno em nível de organização dos conteúdos científicos. Essa perspectiva sistêmica se fundamenta nos princípios do materialismo dialético e histórico. A estruturação dos conteúdos da Química apresentado nesse trabalho, fundamenta-se no método de análise sistêmico dialético funcional-estrutural desenvolvidos Reshetova (1988).

Externo à Instituição - ANALICE DE ALMEIDA LIMA - UFRPE
Externo ao Programa - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO