Banca de DEFESA: LECH WALESA OLIVEIRA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LECH WALESA OLIVEIRA SOARES
DATA: 01/04/2015
HORA: 14:00
LOCAL: NTCPP - Núcleo Tecnológico em Cimentação de Poços de Pétroleo da UFRN
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DA CINZA DA CASCA DE ARROZ EM CIMENTAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO


PALAVRAS-CHAVES:

Cimentação de poços de petróleo, cinza da casca de arroz, atividade pozolânica, hidróxido de cálcio (CH), silicato de cálcio hidratado (C-S-H).


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
ESPECIALIDADE: Físico Química Inorgânica
RESUMO:

A cimentação de poços de petróleo tem como função básica promover a estabilidade mecânica e selar hidraulicamente o poço impedindo a comunicação entre os diferentes tipos de fluidos. Materiais pozolânicos são utilizados junto ao cimento, pois reagem com o hidróxido de cálcio formando silicatos e aluminatos de cálcio hidratado, melhorando a estabilidade química dos produtos das fases hidratados. A utilização da cinza da casca de arroz, um rejeito da agroindústria, na substituição parcial ou em adição ao cimento acaba sendo uma nobre utilização desse material e simultaneamente trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável. Nesse trabalho foi avaliada a atividade pozolânica da cinza da casca de arroz (RHA e WRHA) em pastas de cimento para poços de petróleo em adições de 10% e 20% deste material com relação à massa de cimento (BWOC). As pastas foram curadas por 28 dias a 38ºC. As cinzas foram caracterizadas pelas técnicas MEV, Infravermelho (FTIR), EDX e BET. A atividade pozolânica foi avaliada através de TGA, DRX e resistência a compressão. Os resultados de análise térmica demonstraram que a adição da WRHA promoveu uma redução de aproximadamente 73% da fase Portlandita com relação à pasta padrão (STD). A partir dos resultados de DRX foi possível se evidenciou a redução da intensidade dos picos de Portlandita. Com base nos resultados apresentados podemos concluir que a cinza da casca do arroz reagiu quimicamente com a Portlandita produzindo C-S-H confirmando seu efeito como agente pozolânico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANE RICHARD DE MIRANDA - PETROBRAS
Interno - 349770 - DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
Presidente - 1804366 - JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
Externo à Instituição - RENATA MARTINS BRAGA - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/03/2015 14:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao