Banca de DEFESA: MARCELO HENRIQUE MATIAS DA SILVA

LOCAL: Auditório do Museu de Ciências Morfológicas

PERFIL DE RESPOSTA IMUNE INATA DE PACIENTES INFECTADOS PELO VÍRUS ZIKA

Vírus Zika; receptores padrões de reconhecimento Imunidade inata; Citocinas

Os receptores da imunidade inata, principalmente Toll like receptors (TLRs) e RIG like receptors (RLRs) são moléculas importantes para o reconhecimento inicial do vírus Zika e modulação de uma resposta imune protetora com produção de IFN do tipo 1. Recentemente houve epidemias pelo vírus Zika, cujas principais consequências foram, aumento do número de casos da síndrome de Guillain-Barré, e o surgimento da síndrome congênita do vírus Zika que pode resultar em microcefalia e outros danos neurológicos. Os mecanismos imunológicos que conferem proteção ou patologia durante a infecção por esse vírus, ainda não foram elucidados. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi apresentar um perfil de resposta imune inata. No presente estudo foi quantificação da expressão de RNA mensageiro (RNAm) dos TLRs (TLR3, TLR7, TLR8, TLR9), do RLR MDA-5 (Melanoma Differentiation-Associated protein 5), moléculas adaptadoras TRIF (Toll/IL-1 Receptor Domain-Containing Adaptor-Inducing IFN-β) e Myd88 (Myeloid Differentiation Primary Response Gene 88) e das citocinas (IL-6, IL-12, IFN-α, TNF-α, IFN-β, IFN-γ). A partir das células mononucleares do sangue periférico (PBMC) de 30 pacientes com sintomas da infecção pelo vírus Zika que tiveram diagnóstico confirmado por RT-PCR em tempo real (qRT-PCR), além de 09 indivíduos saudáveis não infectados. Os pacientes com infecção pelo vírus zika confirmada apresentaram elevada expressão de IFN-α ereduzida expressão de IFN-β, quando comparado aos controles saudáveis. Além disso, pacientes portadores de vírus Zika apresentaram inibição da expressão de TLR8, Myd88 e TNF-α, e elevada expressão de TLR3, TLR9 e IFN-γ e expressão semelhante de TLR7, MDA-5, TRIF, IL-6 e IL-12 quando comparado ao grupo de indivíduos controle. Nossos resultados indicam que a infecção pelo vírus Zika induz a produção de IFN-α e IFN-β, principais moléculas com atividade antiviral da imunidade inata, por via de TLRs, TLR3 e TLR9 e por meio RLRs como MDA-5 uma vez que houve redução e inibição da expressão de TLR7 e TLR8 respectivamente.

Presidente - 348473 - JOSE VERISSIMO FERNANDES
Interno - 1715230 - JOSELIO MARIA GALVAO DE ARAUJO