Banca de DEFESA: CARLLA CILENE ALVES DANTAS PETRONIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLLA CILENE ALVES DANTAS PETRONIO
DATA : 29/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

GESTÃO DE DOCUMENTOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM CICLO DE MELHORIA


PALAVRAS-CHAVES:

Melhoria da Qualidade; Gestão da Informação em Saúde; Segurança do paciente; Comunicação.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Introdução: A gestão de documentos é um conjunto de ações que busca o controle de todas as etapas referentes ao ciclo de vida desses. Ressalta-se que estes devem estar disponíveis e organizados de maneira a suscitar a eficiência dos processos neles descritos, assim torna-se coerente a implementação da gestão de documentos nas instituições de saúde, no intuito de auxiliar na padronização do cuidado e, por conseguinte, fortalecer a comunicação efetiva nas instituições de cuidado, de modo a promover um cuidado seguro e qualificado. Objetivo: Melhorar a gestão de documentos no Hospital Universitário Ana Bezerra Metodologia: estudo de natureza quantitativa do tipo antes e depois a partir de um ciclo de melhoria, que envolveu a avaliação de documentos antes da implantação da Norma para elaboração de documentos, depois da implantação da referida norma e após a intervenção, a qual foi composta pelas seguintes ações: construção de fluxo para elaboração e tramitação de documentos no hospital; desenvolvimento de um software para tramitação dos documentos; capacitação dos envolvidos em cada etapa que envolve o fluxo, bem como na utilização do software. As atividades aconteceram no 1º trimestre de 2022 e envolveu a equipe multiprofissional da instituição em estudo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sob número 4.816244. Para avaliar a qualidade, antes e depois da proposta de intervenção, foi realizado o cálculo da estimativa pontual e do intervalo de confiança (IC= 95%) do nível de cumprimento dos critérios de qualidade adotados. Foi estimada a melhoria absoluta e relativa de cada critério no intuito de avaliar o efeito da intervenção. Para comprovar a significação estatística da melhoria detectada, foi realizado um teste de hipótese unilateral por meio do cálculo do valor de Z, considerou-se hipótese nula a ausência de melhoria, que se rejeitou quando o p-valor < 0,05. Ademais, foi elaborada uma representação gráfica dos principais problemas de qualidade identificados nas avaliações.  Resultados: A melhoria pode ser observada a partir da implantação da Norma Zero, a 2ª avaliação, que demonstrou avanços na maioria dos critérios, com excesso do critério 4. Porém o grande salto qualitativo nos critérios foi estabelecido após as etapas de intervenção, nessa evidenciou-se melhoria em todos os critérios, com alcance de 100% de conformidade no Critérios 2 e 5 , que por sua vez versa sobre a padronização do corpo do texto. Com isso, o ciclo de melhoria mostrou-se eficiente para melhorar a gestão de documentos da instituição estuda.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1220598 - VIVIANE EUZEBIA PEREIRA SANTOS
Interna - 1222022 - CECILIA OLIVIA PARAGUAI DE OLIVEIRA SARAIVA
Externa ao Programa - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS - UFRNExterna à Instituição - PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ
Notícia cadastrada em: 27/07/2022 15:17
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