Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGER PEREIRA VALIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROGER PEREIRA VALIM
DATA : 03/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeo-conferência
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA PARA REDUZIR O TEMPO DE ESPERA POR CIRURGIA UROLÓGICA ELETIVA EM UM HOSPITAL GERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Acesso aos Serviços de Saúde. Qualidade da Assistência à Saúde. Tecnologia
para a Redução dos Tempos de Espera.


PÁGINAS: 23
RESUMO:

Introdução: A problemática de tempos prolongados de tempo de espera em saúde é uma pauta prioritária tanto para os países da Organisation for Economic Cooperation And Development (OECD), como para os países com níveis mais baixos de desenvolvimento. Garantir o acesso oportuno à saúde perpassa aspectos clínicos, psicológicos, sociais, éticos, econômicos e legais.
Objetivo: O presente projeto de pesquisa abordará um ciclo de melhoria da qualidade voltado para redução do tempo de espera em cirurgias urológicas eletivas, apresentando as principais intervenções e avaliando o impacto das mesmas.
Método: O ciclo de melhoria da qualidade será realizado no Hospital Dr. Waldemar Alcântara e tem delineamento quase-experimental, sem grupo de controle paralelo. Após uma análise qualitativa do problema, haverá uma intervenção em processos de trabalho e na organização do serviço, e será analisado o seu efeito na redução do tempo de espera. O indicador utilizado será o tempo de espera por cirurgia urológica eletiva e será medido em todas as cirurgias do período de 01 de julho de 2021 a 31 de dezembro de 2021. Os dados serão coletados dos registros do hospital e não haverá identificação de profissionais de saúde nem de pacientes.
Resultados parciais: Identificou-se como nível inicial de qualidade uma média de 101 dias de espera por cirurgia urológica eletiva. A média do tempo de preparação do paciente até o agendamento foi de 60 dias e a média do tempo de fila aguardando o procedimento foi de 40 dias. A distribuição do tempo de preparação foi mais regular e possuía uma correlação estatisticamente relacionada com o tempo total.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interna - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 23/07/2021 17:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao