Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA DE FÁTIMA DA NÓBREGA SOUZA

DISCENTE : ROBERTA DE FÁTIMA DA NÓBREGA SOUZA
DATA : 03/12/2019
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva (Sala de reuniões)

AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO EM UM BANCO DE LEITE HUMANO: IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES DE MELHORIA

Melhoria de Qualidade; Banco de Leite Humano; Aleitamento Materno

Introdução: O presente estudo integra a implantação de um ciclo de melhoria da qualidade para avaliar os processos de trabalho em um Banco de Leite Humano (BLH). Os BLH se constituem como um serviço especializado, responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, do seu processamento, controle de qualidade e distribuição, regidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.171/ 2006 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). É de competência do BLH registrar as etapas do processo de trabalho. O processo de trabalho mal desenhado é considerado um dos problemas de maior impacto na qualidade e segurança do paciente, sendo eficaz e importante a definição destes, por meio de ações bem conectadas, utilizando o planejamento prévio, para estes tornarem-se seguros. Justificativa: Diante da importância das ações desempenhadas pelos BLH ressalta-se a necessidade de gerir a qualidade dos processos de trabalho, através de estudos que primem pela melhoria da qualidade. Tais estudos, cada vez mais presentes nos serviços de saúde, caracterizam-se pela análise do contexto local para identificar a ocorrência de problemas de qualidade. Objetivos: Avaliar os processos de trabalho em um Banco de Leite Humano (BLH) antes e depois da realização de um ciclo de melhoria da qualidade; Caracterizar o BLH nos aspectos físicos, recursos humanos e operacionais; Identificar no BLH, possíveis de oportunidade de melhoria; Realizar ciclo de melhoria da qualidade; Testar os efeitos das intervenções; Monitorar os resultados alcançados. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, com desenho quase experimental do tipo antes e depois da realização de um ciclo de melhoria no BLH da Maternidade Escola Januário Cicco, instituição pública que integra a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, situada no município de Natal-RN. Resultados esperados: Espera-se contribuir com a melhoria da qualidade e aprimoramento da gestão das atividades que envolvem o BLH, desde a manipulação do LHO até a distribuição e consumo, além da celeridade nos processos de trabalho e adequação às boas práticas de segurança do paciente.

Interna - 1195933 - ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA
Interna - 347772 - NILMA DIAS LEAO COSTA