Banca de QUALIFICAÇÃO: HELIDA MARIA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELIDA MARIA BEZERRA
DATA: 20/05/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva - UFRN
TÍTULO:

Ciclo de melhoria para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica em UTIs de um hospital público.


PALAVRAS-CHAVES:

Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica; Ciclo de Melhoria; Prevenção em Terapia Intensiva; infecção relacionada à assistência à saúde; Prevenção de PAV; segurança do paciente.


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

Objetivo: Aumentar a adesão às práticas de prevenção de pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) em unidades de terapia intensiva de um hospital público do Rio Grande do Norte – Brasil.

Metodologia: Um ciclo de melhoria da qualidade foi aplicado em duas Unidades de Terapia Intensiva de um hospital público do Rio Grande do Norte – Brasil.. Foram estabelecidos 9 critérios de qualidade relacionados com a prevenção de PAV com os quais se avaliou o nível basal de qualidade e posteriormente mais duas avaliações subsequentes com intervalos de 4 meses buscando medir as possíveis melhorias adquiridas nesses períodos. O Gráfico de Pareto foi utilizado para representar a frequência de não cumprimentos de cada um dos critérios avaliados nos 3 momentos. Utilizou-se o cálculo de estimação pontual e o intervalo de confiança (95%) para medir os critérios. Para quantificar a efetividade da intervenção, calculou-se a melhoria absoluta e relativa, além da significação estatística da melhoria absoluta mediante o teste unilateral do valor de z.

Resultados: Ocorreu uma ligeira melhoria em todos os critérios quando comparadas as duas primeiras avaliações, porém nesta comparação inicial, apenas 1 critério apresentou melhora estatisticamente significante (p<0,05). Na segunda comparação feita entre a 2ª e 3ª avaliações, os resultados encontrados revelaram melhora no cumprimento de quase todos os critérios, onde dos 9 critérios estabelecidos, 8 obtiveram melhora, sendo 6 com melhora estatisticamente significante (p < 0,05) e 2 com melhora sem significância; e em apenas 1 critério houve piora no percentual de cumprimento. O indicador composto, que resume todos os critérios, obteve uma melhoria sem relevância estatística na primeira comparação (11,1%) e uma melhoria estatisticamente significante (p<0,05) de 32% na segunda comparação.

Conclusões: A implantação de ciclos de melhoria constitui-se em importante ferramenta para prevenção de PAV em UTI.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Externo ao Programa - 1853614 - SERVULO AZEVEDO DIAS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/04/2016 08:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao