Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA CUMBA DE ABREU COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA CUMBA DE ABREU COSTA
DATA: 20/04/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva - UFRN
TÍTULO:

APLICAÇÃO DO MÉTODO HEALTHCARE FAILURE MODES AND EFFECTS ANALYSIS (HFMEA) EM UMA UNIDADE DE FARMÁCIA HOSPITALAR PARA AVALIAÇÃO PROSPECTIVAS DE POSSÍVEIS FALHAS


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Falhas e Efeitos, Segurança do Paciente, Erro de Medicação.


PÁGINAS: 16
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Objetivo

Aplicar a ferramenta Healthcare Failure Mode and Effects Analysis para identificar prospectivamente os riscos relacionados à fase do preparo e dispensação de medicação quimioterápica em uma instituição hospitalar.

Método

Uma equipe multidisciplinar foi formada, composta por um mediador com experiência na aplicação da ferramenta, médico residente, farmacêuticos, enfermeiro especialista na área e colaboradores envolvidos no processo. Os processos de preparo e dispensação de quimioterápico foram descritos graficamente através de um fluxograma simples. Em seguida foram descritas as possíveis falhas de cada subprocesso utilizando o método de Chuva de ideias. Cada falha foi avaliada utilizando-se a matriz de pontuação do risco. De acordo com a pontuação obtida foi utilizado uma árvore de decisão para detectar quais falhas necessitavam de intervenções.

Resultados

Foram identificados 17 modos de falha e 49 causas potenciais. Dentre os 17 modos de falha, três obtiveram valor > 8 e foram, portanto, analisados com a árvore de decisão para HFMEA. O modo de falha “Aspirar volume errado de medicação na hora do preparo” teve indicação de ser interrompido pela Árvore de Decisão, pois pode ser detectado no momento em que ocorre. Com isso tivemos dois modos de falha potencial que seguiram para a etapa seguinte do HFMEA, para propor medidas e ações de melhorias. Com isto podemos dizer que HFMEA é um método válido para a prospecção de possíveis modos de falha e desta forma prevenção de ocorrência de eventos adversos relacionados a medicações.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Externo ao Programa - 1506238 - QUENIA CAMILLE SOARES MARTINS
Presidente - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Interno - 1868020 - ZENEWTON ANDRE DA SILVA GAMA
Notícia cadastrada em: 19/04/2016 17:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao