Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICO DE LIMA VALE

DISCENTE: ERICO DE LIMA VALE
DATA: 01/04/2016
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva - UFRN

GESTÃO DA QUALIDADE NA ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL ÀS GESTANTES HIPERTENSAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA OBSTÉTRICA, NATAL/ RN

Ciclo de melhoria; Doença hipertensiva gestacional; unidade de terapia intensiva; gestão da qualidade

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

Introdução: As doenças hipertensivas gestacionais (Hipertensão Gestacional, Pré-eclâmpsia e Eclampsia) são as principais causas de morbimortalidade materna no Brasil e no mundo, sendo também as principais responsáveis pelas admissões nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Obstétricas. Em função da elevada prevalência e potencial de causar danos à mãe e ao feto são necessários esforços para o desenvolvimento e implementação de programas que possam melhorar a qualidade da assistência às pacientes portadoras de doenças hipertensivas gestacionais.

Objetivos: O objetivo do trabalho foi realizar um ciclo de melhoria da qualidade da assistência multiprofissional às pacientes com doenças hipertensivas gestacionais admitidas em uma unidade de terapia intensiva obstétrica.

Métodos: Foi realizado um estudo de natureza semi-quantitativa do tipo projeto de melhoria da qualidade para avaliar o cumprimento das recomendações internacionais para o diagnóstico e tratamento de pacientes admitidas com Doenças Hipertensivas Gestacionais na Unidade de Terapia Intensiva Materna (UTIM) da Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizamos a comparação de dois grupos de pacientes, admitidas durante o ano de 2015, em relação ao cumprimento das recomendações antes (n=50) e após (n=50) a realização do ciclo de melhoria da qualidade.

Resultados: Após a realização do ciclo de melhoria da qualidade ocorreu uma redução no número absoluto de não cumprimentos das recomendações relacionadas ao diagnóstico e tratamento de pacientes com Doenças Hipertensivas Gestacionais na UTIM.

Interno - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS