Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO MAGNO GOMES REGINALDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO MAGNO GOMES REGINALDO
DATA : 25/03/2020
HORA: 14:30
LOCAL: IMD A401
TÍTULO:

IFC WEB - Consumindo dados de arquivos IFC-SPF em aplicações WEB


PALAVRAS-CHAVES:

bim, ifc, parser, api rest,


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Os modelos de informações de construção (BIM) vêm crescendo para desempenhar um papel significativo durante todo ciclo de vida de um empreendimento na construção civil, gerando um grande número de dados e informações como representações digitais das características físicas e funcionais de uma edificação, ou seja, envolvendo todas as informações do projeto, passando pela construção, manutenção e até a demolição.

 
BIM já é a realidade e seu futuro tende a ser aperfeiçoado com a inserção de novas tecnologias gerando alta frequência em todo o mundo. Em países como Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Noruega e EUA já exigem o uso do BIM em projetos custeados pelo governo. No Brasil, entrou em vigor um novo Decreto, n° 9.983, no dia 22 de Agosto de 2019, que dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM e institui o Comitê Gestor da Estratégia do BIM (CG BIM).
 
A comunicação desses dados pelos vários participantes é complexo. Esses modelos BIM podem ser compartilhados em formatos de arquivos específicos de cada software de modelagem BIM ou em formato neutro (Industry Foundation Classes - IFC). Desenvolvida pela buildingSMART, o IFC visa permitir o intercâmbio de dados, independentemente dos softwares ou fabricantes escolhidos por cada projetista. No entanto, vários participantes da construção de um empreendimento, geralmente não possuem conhecimento técnico para utilização desses softwares e querem mesmo assim ter acesso aos dados do projeto. Visando trazer inclusão de todos participantes de uma obra aos dados projetados, desenvolvemos uma pesquisa para facilitar a troca de informações BIM, através da extração de dados do arquivo IFC e fornecida através de rotas de uma API Restfull. Acreditamos na democratização do BIM, e torná-lo de alguma forma mais acessível, começando pelo acesso às informações de maneira descomplicada, é nosso principal desejo.
 

Esta pesquisa inicia com uma revisão mais elaborada sobre a colaboração desta pesquisa, motivações, objetivos e conceitos envolvendo o BIM e a interoperabilidade com Industry Foundation Classes (IFC). Em seguida abordamos os trabalhos relacionados e os diferenciais que esta pesquisa solucionou. No terceiro capitulo discorremos o desenvolvimento do parser em TypeScript e apresentamos a gramática para o formato IFC. No quarto capitulo iremos discutir sobre estruturação da API Restfull em nodeJs. No quinto capitulo, modelamos um projeto no aplicativo Revit no formato IFC e mostraremos os resultados dos testes executados. Por fim iremos debater os passos percorridos e quais serão as próximas etapas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1845280 - SERGIO QUEIROZ DE MEDEIROS
Interno - 2510306 - FREDERICO ARAUJO DA SILVA LOPES
Externo à Instituição - REYMARD SAVIO SAMPAIO DE MELO - UFBA
Notícia cadastrada em: 05/03/2020 11:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao