Professores do PPgSW tem projetos aprovados em Edital Universal 2018 do CNPq

Três projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software (PPgSW) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram aprovados do Edital Universal 2018, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os projetos “Monitoramento Remoto Inteligente de Pacientes", coordenado pelo  professor Gustavo Girão, e “Seleção Automática de Comitês de Classificadores e seus Hiper-parâmetros baseada em Algoritmo Evolutivo”, coordenado pelo professor João Carlos Xavier Júnior, foram aprovados na Faixa A do edital. Já o projeto “Estudos Empíricos de Avaliação das Práticas de Integração, Entrega e Instalação Contínua sob a Perspectiva da Qualidade do Software e respectivas Suítes de Testes”, coordenado pelo professor Uirá Kulesza, foi aprovado na Faixa B.

O projeto “Monitoramento Remoto Inteligente de Pacientes" (Faixa A) coordenado pelo  professor Gustavo Girão, tem coordenação adjunta do professor Itamir Filho do IMD, e colaboração com as professoras Maria Alzete de Lima e Katia Regina Barros Ribeiro do Departamento de Enfermagem. O projeto visa criar uma plataforma de hardware/software para monitoramento de sinais vitais de pacientes na UTI ou pacientes com doenças crônicas e que são cuidados em casa.

O projeto “Seleção Automática de Comitês de Classificadores e seus Hiper-parâmetros baseada em Algoritmo Evolutivo” (Faixa A) coordenado pelo professor João Carlos Xavier Júnior do Instituto Metrópole Digital (IMD) conta com as colaborações da professora Anne Magály de Paula Canuto do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e do professor Alex A. Freitas do departamento de Computação (School of Computing) da Universidade de Kent. O objetivo principal do projeto é propor a utilização de Algoritmos Evolutivos (Estimation of Distribution Algorithms - EDA) aplicados ao problema de Auto-ML, visando selecionar automaticamente o melhor comitê de classificadores (Classifier Ensemble) e sua melhor configuração de hiper-parâmetros para um conjunto de dados de entrada.

As atividades do projeto serão conduzidas no laboratório Laboratório de Computação Móvel no Instituto Metrópole Digital (IMD) juntamente com alunos de doutorado e mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software (PPgSW) e Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC).

O projeto “Estudos Empíricos de Avaliação das Práticas de Integração, Entrega e Instalação Contínua sob a Perspectiva da Qualidade do Software e respectivas Suítes de Testes” (Faixa B) é coordenado pelo professor Uirá Kulesza do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e conta com a colaboração da professora Roberta de Souza Coelho também do DIMAp. O objetivo do projeto é conduzir estudos empíricos quantitativos e qualitativos de análise e comparação de projetos open-source e comerciais que utilizem as práticas de integração, entrega e instalação contínua com foco específico na qualidade de evolução dos projetos sob a perspectiva de estratégias de testes automatizados elaborados assim como em termos de geração de novos bugs após a integração de novas tarefas em versões de evolução do sistema.

As atividades do projeto serão conduzidas no laboratório Collaborative and Automated Software Engineering (CASE Lab) no Instituto Metrópole Digital (IMD) juntamente com alunos de doutorado e mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software (PPgSW) e Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC).

Lançada em julho deste ano, a Chamada Universal é uma das mais tradicionais do CNPq, apoiando projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em qualquer área do conhecimento. Esta edição conta com um total de 200 milhões de reais. Ao todo, foram aprovados 5.572 projetos de pesquisa, sendo 2.357 projetos da Faixa A (projetos de até R$ 30 mil), 1.976 da Faixa B (até R$ 60 mil) e 1.237 da Faixa C (até 120 mil).

Notícia cadastrada em: 13/12/2018 15:31