Banca de DEFESA: CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO

DISCENTE : CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO
DATA : 17/04/2020
LOCAL: CAMPUS CENTAL - NATAL / CCHLA - AUDITÓRIO "C"

PROJETOS DE LETRAMENTO: IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Projetos de letramento. Gêneros do discurso. Ensino-aprendizagem. Pesquisa-ação.

Este trabalho tem como objeto de estudo os Projetos de Letramento, caracterizados como um dispositivo didático (OLIVEIRA, 2016) que se propõe à utilização de práticas reflexivas e coletivas relevantes para redimensionamento do ensino da leitura e da escrita no âmbito escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa, nele explanada, traz um delineamento de como a escola pode ser uma agência de letramentos indispensável à criação de metodologias que possibilitem ao educando a vivência com atividades de leitura e escrita conectadas a contextos concretos de interação humana. Sendo assim, objetivamos investigar os impactos dos Projetos de Letramento para a melhoria da aprendizagem do aluno em termos de leitura e escrita. Desse modo, as nossas discussões estão fundamentadas nos postulados de autores que versam sobre Estudos de Letramento e, mais especificamente, sobre Projetos de Letramento KLEIMAN (1995, 2002, 2010); OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS (2014), OLIVEIRA (2016) e ROJO (2009); na abordagem social dos gêneros (BAZERMAN, 2006); na Teoria Discursiva dos Gêneros (BAKHTIN, 2011). Metodologicamente, o trabalho baseia-se nos pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e segue a abordagem qualitativa de dados (BOGDAN; BIKLEN, 1982). O corpus de análise constitui-se de material gerado durante o desenvolvimento da pesquisa por meio de entrevistas, rodas de conversa, palestras, entre outras atividades que vem contribuindo com a abordagem e circulação de diversificados gêneros do discurso. A pesquisa foi efetivada em uma turma de 6º ano de uma escola pública da cidade de São João do Sabugi-RN. A intervenção realizada, por meio de Projetos de Letramento, contribuiu para a aprendizagem da leitura e da escrita, haja vista os colaboradores da pesquisa vivenciarem situações concretas do uso da escrita ao estabelecerem um elo entre os conhecimentos escolares e os saberes socialmente construídos. Os resultados, parcialmente apresentados, apontam que os Projetos de Letramento favorecem à uma melhor qualidade do processo de ensino-aprendizagem, no que se refere à ressignificação das práticas de leitura e escrita no contexto escolar.

Presidente - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO