Banca de QUALIFICAÇÃO: SADART VIEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SADART VIEIRA DA SILVA
DATA: 13/08/2014
HORA: 14:00
LOCAL: sala 116 CCHLA
TÍTULO:

A SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA NO GÊNERO COMENTÁRIO: uma proposta de sequência didática no 9º ano do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Sequência argumentativa, gênero textual, práticas de leitura e escrita


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

A presente dissertação é dedicada ao estudo e descrição de uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e escrita de um gênero textual, o comentário, caracterizado enquanto sequência argumentativa, produzido como discurso eletrônico na rede social Facebook, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Parnamirim/RN. Com essa intervenção, espera-se abordar o ensino-aprendizagem do gênero textual selecionado e promover práticas de escrita da sequência argumentativa que possam contribuir para que os textos produzidos pelos alunos se mostrem mais produtivos, reflexivos e significativos. Para realizar essa intervenção, utilizamos pressupostos teóricos advindos das seguintes abordagens: dos estudos do Grupo de Genebra (DOLZ E SCHENEUWLY, 2004), com respeito aos projetos de classe; dos modelos teóricos interativistas (LOPES-ROSSI, 2011) com relação aos projetos pedagógicos de leitura e produção de gêneros discursivos; das diretrizes dos PCN’s (1998) quanto à escolha pelo gênero e suas implicações; dos estudos de MARCUSCHI (2001, 2008, 2012), KOCH (2002a, 2002b), BAZERMAN (2011) sobre os gêneros textuais e suas interelações ensino-aprendizagem e produção textual; das posições teórico-metodológicas de ADAM (1999, 2010, 2011) referentes às sequências textuais, especificamente a sequência argumentativa. A metodologia aplicada para esse estudo foi a elaboração de um projeto de classe com sequências didáticas que contemplem operações centrais de escrita e a análise da sequência argumentativa, a partir da escrita de comentários em grupo de discussão no Facebook. Com a produção dos comentários, pretende-se que os alunos além de reconhecer as características do gênero, compreendam a construção, na prática de escrita interativa na internet, da sequência argumentativa. Esse projeto contempla a escrita já realizada pelos alunos do gênero comentário no Facebook, para, a partir dessa escrita, proporcionar reflexões e práticas da sequência argumentativa de forma a torná-la um processo que possa contribuir para o desenvolvimento das competências discursivas do aluno. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1801855 - ALESSANDRA CASTILHO FERREIRA DA COSTA
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Interno - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Notícia cadastrada em: 08/08/2014 15:33
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