Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO IVAN BENIGNO PEREIRA

DISCENTE: PAULO IVAN BENIGNO PEREIRA
DATA: 04/02/2013
LOCAL: DIMAP/UFRN

UTILIZANDO A LEAN STARTUP EM AMBIENTE ACADÊMICO: UMA PLATAFORMA PARA JOGOS EDUCACIONAIS.

educação, jogos educativos digitais, estudo exploratório

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
Alavancar um negocio não tem sido nada fácil, seja ele um produtoou serviçoCom o passar do tempo, os modelos de empresas foram mudando, dando ênfase a uma palavra chamada Startup, que significa iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento. Para isso Existe uma metodologia denominada de Lean Startup onde mostra os passos utilizados desde o problema inicial a confecção do produto, propriamente dito, porem esta metodologia ainda não foi utilizada no meio acadêmico, principalmentepara a Industria de Jogos Educacionais.

Neste contexto, pretendemos explorar o uso destas metodologias Lean no projeto Gamedu.net, desenvolvido em parceria entre a Gamedu Tecnologia LTDA e a UFRN. Este projeto consiste em uma plataforma de jogos educacionais, onde, poderia ser implantado em instituições de ensino superiores e fundamentais, porem, a proposta é ir mais além, para alimentar esta plataforma educacional, sendo criando células de estudo de programação e designer de jogos, visando assim o despertar vocacional do aluno, participando da construção da plataforma tem a oportunidade para discernir a vocação, estimular o desenvolvimento da maturidade, da responsabilidade e do crescimento profissional e pessoal do aluno.

Através da execução deste projeto, esperamos auxiliar no desenvolvimento do projeto Gamedu.net de forma a maximizar suas chances de sucesso, resultados alcançados, contribuindo dessa forma para melhorar o sistema educacional do país. Além disso, esperamos estar validando e difundindo o uso das metodologias Lean voltadas para startups aplicadas dentro da academia. Os resultados do projeto irão também servir de base para verificação da efetividade dessas metodologias.

Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1644456 - UIRA KULESZA
Externo ao Programa - 1978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Notícia cadastrada em: 04/02/2013 09:04