Banca de QUALIFICAÇÃO: FELLIPE ARAÚJO ALEIXO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELLIPE ARAÚJO ALEIXO
DATA: 09/10/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reunião do DIMAp
TÍTULO:

Avaliação de Técnicas de Modelagem de Variabilidades em Linhas de Processo de Software


PALAVRAS-CHAVES:

reutilização de software; linhas de processo de software; gerência de variabilidades; técnicas composicionais e anotativas; linhas de produto de software.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A indústria de software se encontra nos dias de hoje em um cenário altamente dinâmico, o qual reflete o mundo dos negócios e da sociedade como um todo. Nesse cenário de constantes mudanças, a prática de desenvolvimento de sistemas de software requer a definição de processos de software devidamente adaptados aos contextos específicos de cada projeto, de forma a garantir a qualidade final do produto bem como o uso eficiente dos recursos disponíveis. Para que essa adaptação dos processos de software se dê de forma eficiente é necessário promover a reutilização de especificações de processos já existentes, bem como as experiências e práticas de sucesso passadas. Diversos trabalhos recentes exploram a adoção de técnicas de engenharia de linha de produto de software de forma a promover uma adequada gerência de variabilidades de famílias de processos de software relacionadas. Neste contexto, este trabalho propõe: (i) investigar como, quando e onde ocorrem as variabilidades em processos de software; (ii) o levantamento e análise das abordagens de modelagem existentes para gerenciamento de tais variabilidades, através da identificação das suas limitações e benefícios; (iii) a proposição de uma abordagem automatizada que adota técnicas anotativas para gerência de variabilidades em processos de software; e (iv) a condução de estudos empíricos que buscam avaliar e comparar de forma sistemática abordagens composicionais e anotativas propostas para o contexto de linhas de processo de software. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Externo à Instituição - CLAUDIA MARIA LIMA WERNER - UFRJ
Notícia cadastrada em: 14/09/2012 10:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao