Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANA CUNHA NAVARRO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THATIANA CUNHA NAVARRO DE SOUZA
DATA: 24/08/2012
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de reuniões do DIMAp
TÍTULO:

Abordagens Evolucionárias para o Problema Multiobjetivo de Distribuição de Derivados de Petróleo por Redes de Polidutos


PALAVRAS-CHAVES:

Redes de polidutos, Otimização multiobjetivo, Distribuição de produtos de petróleo, Metaheurísticas, Algoritmos transgenéticos, SPEA2, MOEA/D, NSGA II.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

Um importante problema enfrentado pela indústria petrolífera é distribuir os derivados de petróleo por vários produtos através de polidutos. Uma rede de distribuição de produtos de petróleo é composta por refinarias (nós fonte), parques de armazenagem (nós intermediários) e terminais (nós de demanda), interligados por um conjunto de polidutos que podem transportar petróleo e derivados entre áreas adjacentes. Restrições relativas a limites de armazenamento, tempo de entrega, disponibilidade das fontes, limites de envio e recebimento, entre outras, têm de ser satisfeitas. Neste trabalho é seguida uma modelagem com variáveis discretas onde bateladas de produtos fluem na rede. Geralmente, não existem dispositivos de separação entre as bateladas de produtos diferentes e as perdas devidas à interface podem ser significativas. Minimizar o tempo de entrega é um dos objetivos usuais deste problema. No entanto, os custos devidos às interfaces entre produtos diferentes não podem ser desconsiderados. Além destes dois objetivos também é importante minimizar o custo da energia elétrica necessária ao bombeamento dos produtos. Este custo é devido à variação da tarifa da energia elétrica ao longo do dia.  Este trabalho aborda o problema em que estes três critérios são considerados simultaneamente. São desenvolvidos quatro metaheurísticas para o problema: SPEA2, MOEA/D, NSGA II e Algoritmo Transgenético. Esses algoritmos são comparados entre si e a outras abordagens para o mesmo problema em um estudo experimental que utiliza um conjunto de 30 casos teste e emprega uma metodologia que leva em consideração indicadores de qualidade Pareto concordantes e testes estatísticos não paramétricos para verificar a significância dos resultados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1201268 - ELIZABETH FERREIRA GOUVEA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1149561 - MARCO CESAR GOLDBARG
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS GAY THOMÉ - UFRJ
Notícia cadastrada em: 17/08/2012 15:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao