Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBA SANDYRA BEZERRA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALBA SANDYRA BEZERRA LOPES

DATA: 09/08/2010

LOCAL: sala de reuniões do DIMAp

Proposta e Implementação de um Núcleo para a Estimação de Movimento segundo o padrão H.264

Estimação de movimento, Vetores de movimento, H.264

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

Diversos aparelhos eletrônicos atuais dão suporte à utilização de vídeos digitais: celulares, câmeras fotográficas, filmadoras digitais e TVs digitais são alguns exemplos. Entretanto, esses vídeos, tal como foram capturados, apresentam uma grande quantidade de informação, utilizando milhares de bits para sua representação. Para realizar o armazenamento dos dados na sua forma primária seria necessária uma quantidade enorme de espaço e uma grande largura de banda para realizar a transmissão. A compressão de vídeos torna-se, então, essencial para possibilitar o armazenamento e a transmissão destes dados. O estimador de movimento, um dos módulos do codificador, faz uso da redundância temporal existente nas seqüências de vídeo para reduzir a quantidade de dados necessária para a representação da informação.  Este trabalho apresenta uma proposta de uma arquitetura em hardware para o estimador de movimento, segundo o padrão H.264. O padrão H.264 é o mais novo padrão de compressão de vídeo que alcançou seu objetivo ao conseguir elevadas taxas de compressão. É na estimação de movimento que residem os maiores ganhos conseguidos com o padrão. Este trabalho está inserido no projeto Rede H.264 que visa desenvolver tecnologia brasileira para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital.

Presidente - 437.280.904-25 - IVAN SARAIVA SILVA
Externo à Instituição - KARLA DARLENE NEPOMUCENO RAMOS - UERN