Banca de DEFESA: TADEU FERREIRA OLIVEIRA - (Retificação)

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: TADEU FERREIRA OLIVEIRA

DATA: 09/08/2010

HORA: 09:00

LOCAL: Auditório do CCET

TÍTULO:
Sistema Operacional e Biblioteca de Funções para Plataformas MPSOC: Um Estudo de Caso para Simuladores de Reservatório

PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Operacional, Plataforma Virtual, MPSoC


PÁGINAS: 103

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Ciência da Computação

RESUMO:

O aumento da demanda por poder de processamento nos últimos anos forçou a indústria de circuitos integrados a buscar formas de prover maior poder de processamento com menor dissipação de calor, menor consumo de potência e área em chip. Para isso a principal estratégia era o aumento do clock dos circuitos e o aumento no número de componentes por área, porém com a proximidade dos limites físicos dessa abordagem surgem, como solução alternativa, as arquiteturas com múltiplos processadores em um único chip os MPSoC (Multi-Processor System on a Chip).  Essa abordagem exige mudanças na camada de software além de que novas ferramentas e novos softwares sejam desenvolvidos, buscando aproveitar ao máximo o aspecto paralelo destas arquiteturas. Um sistema operacional oferece uma abstração das peculiaridades do hardware, além de buscar otimizar a alocação dos recursos entre os processos em execução. Este trabalho apresenta a implementação de um micro-kernel de sistema operacional de tempo real e bibliotecas auxiliares para a plataforma MPSoC STORM.

Para a avaliação desta abordagem utilizou-se a simulação de reservatórios como aplicação de testes e validação. A indústria de exploração de petróleo tem como uma de suas atividades iniciais a decisão de projetos de exploração de campos de petróleo, essas decisões são tomadas baseando-se em simulações computacionalmente intensivas, situação em que os MPSoCs podem oferecer aumento de performance através de paralelismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 437.280.904-25 - IVAN SARAIVA SILVA
Interno - 1694485 - MARCIO EDUARDO KREUTZ
Externo à Instituição - RICARDO PEZZUOL JACOBI - UnB
Notícia cadastrada em: 12/07/2010 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao