Banca de DEFESA: JOSE DIEGO SARAIVA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : JOSE DIEGO SARAIVA DA SILVA
DATE: 31/05/2023
TIME: 16:00
LOCAL: Google Meet (Ambiente Virtual)
TITLE:

Entendendo o Impacto de Integração Contínua na Cobertura de Código

KEY WORDS:

integração contínua, cobertura de código, testes de software, projetos open-source, engenharia de software empírica, mineração de repositórios de software

PAGES: 130
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
SPECIALTY: Engenharia de Software
SUMMARY:

Integração Contínua, em inglês Continuous Integration (CI), é uma prática amplamente adotada na engenharia de software que enfatiza a integração frequente do software por meio de um processo de builds automatizado. Embora tenha sido demonstrado que a CI detecta erros mais cedo no ciclo de vida do software, a relação entre CI e cobertura de código ainda precisa ser esclarecida. Nosso trabalho tem como objetivo preencher essa lacuna investigando os aspectos quantitativos e qualitativos dessa relação.

No estudo quantitativo, comparamos 30 projetos com CI e 30 projetos que nunca adotaram CI (projetos NOCI) para investigar se a CI está associada a maiores taxas de cobertura de código. Analisamos 1.440 versões de diferentes projetos para identificar tendências na cobertura de código. Nossas descobertas revelam uma associação positiva entre a CI e maiores taxas de cobertura de código.

Nosso estudo qualitativo consistiu em um survey e uma análise de documentos. A pesquisa revelou várias descobertas significativas, incluindo uma associação positiva entre a integração contínua (CI) e maiores taxas de cobertura de código, indicando o valor da CI na promoção de práticas de teste. Além disso, nossa pesquisa enfatizou a relevância do uso de cobertura de código durante o processo de autoria e revisão, pois isso pode auxiliar na detecção precoce de possíveis problemas ao longo do ciclo de desenvolvimento.

A análise de documentos se concentrou em temas relacionados à cobertura nas discussões dos \textit{Pull Requests} de projetos que adotam CI. A partir dessa análise, identificamos os principais tópicos associados ao uso da cobertura durante os Pull Requests, o que pode fornecer informações valiosas sobre como os desenvolvedores utilizam a cobertura para aprimorar a qualidade do código. Essas informações são capazes de orientar o desenvolvimento de melhores práticas para o uso da cobertura em projetos que adotam CI, contribuindo para aprimorar a qualidade e a confiabilidade dos produtos de software.

O nosso trabalho permitiu encontrar percepções sobre a evolução da cobertura de código em projetos que adotam CI, as quais podem auxiliar pesquisadores e profissionais a adotarem ferramentas e práticas para monitorar, manter e, inclusive, aprimorar a cobertura de código.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA