Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIEZIO SOARES DE SOUSA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : ELIEZIO SOARES DE SOUSA NETO
DATE: 26/01/2023
TIME: 15:00
LOCAL: Google Meet
TITLE:

O Efeito de Integração Contínua no Desenvolvimento de Software: Uma Investigação Causal


KEY WORDS:

Integração Contínua, Análise Causal, Qualidade de Software, Produtividade.


PAGES: 128
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
SPECIALTY: Engenharia de Software
SUMMARY:

Integração Contínua (Continuous Integration—CI) é uma técnica de engenharia de software comumente mencionada como um dos pilares das metodologias ágeis. CI tem como principal objetivo reduzir o custo e o risco da integração de código entre times de desenvolvimento. Para tal se preconiza a realização de commits frequentes para integrar o trabalho dos desenvolvedores em um repositório de código e a frequente verificação de qualidade através de builds e testes automatizados. Através do uso de CI espera-se que os times de desenvolvimento possam detectar e corrigir erros rapidamente, melhorando a produtividade dos times e a qualidade dos produtos de software desenvolvidos entre outros benefícios apontados por pesquisadores e praticantes. Estudos anteriores sobre o uso de CI apontam diversos benefícios em diversos aspectos do desenvolvimento de software, entretanto tais associações não estão mapeadas como um todo e também não são suficientes para concluir que CI seja de fato a causa de tais resultados.

Portanto, este trabalho tem como objetivo investigar empiricamente tais efeitos da adoção de CI no desenvolvimento de software sob uma perspectiva causal. Primeiro, nós realizamos uma revisão sistemática de literatura para catalogar os achados de estudos que avaliaram empiricamente os efeitos da adoção de CI. Após explorar o conhecimento já documentado conduzimos dois estudos com o objetivo de aprofundar a compreensão a respeito de dois desses aspectos supostamente afetados pela adoção de CI: qualidade de software e a produtividade dos times de desenvolvimento. Nós pretendemos responder se há uma relação causal entre a adoção de CI e os efeitos reportados na literatura. Para isso utilizamos causal Direct Acyclic Graphs (causal DAGs) combinado a duas outras estratégias: revisão de literatura e um estudo de mineração de repositório de software (Mining Software Repository—MSR). Nossos resultados mostram um panorama dos efeitos de CI reportados na literatura e apontam que há de fato uma relação causal entre CI e qualidade de software.


COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo à Instituição - MARCELO DE ALMEIDA MAIA - UFU
Externo à Instituição - RODRIGO BONIFACIO DE ALMEIDA - UnB
Notícia cadastrada em: 18/01/2023 16:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao