Banca de DEFESA: SAMUEL LUCAS DE MOURA FERINO

TITLE:

Desvendando os Métodos de Ensino Adotados em Cursos DevOps

KEY WORDS:

DevOps, Métodos de Ensino, Revisões Sistemáticas da Literatura, Estudos Qualitativos, Entrevistas

PAGES: 112
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
SPECIALTY: Engenharia de Software
SUMMARY:

DevOps consiste em um conjunto de práticas que ajudam a lidar com conflitos entre as equipes de desenvolvimento e operação e busca garantir liberações de versões de software que sejam rápidas e confiáveis. O entendimento dessas práticas é essencial para a atuação de engenheiros de software na indústria. Neste sentido, a educação DevOps assume a tarefa vital de preparar os novos profissionais, através do ensino dessas práticas utilizando métodos de ensino adequados. O trabalho de pesquisa existente mostra que os métodos de ensino são úteis para os educadores desenvolverem e melhorarem seus cursos de DevOps. No entanto, há um número insuficiente de estudos investigando métodos de ensino na educação em DevOps. Nesta dissertação, realizamos dois estudos empíricos buscando compreender os métodos de ensino utilizados na educação em DevOps. No primeiro estudo, investigamos os métodos de ensino disponíveis na literatura. No segundo estudo, analisamos os métodos de ensino aplicados a partir de entrevistas com educadores do DevOps de cursos DevOps existentes. O objetivo do nosso trabalho é orientar novos educadores de DevOps a alcançar uma melhor experiência de ensino. Como resultado dos estudos, apresentamos um conjunto abrangente de 23 métodos de ensino, incluindo métodos de ensino tradicionais (aulas formais) bem como métodos de ensino menos usuais, tais como, aprendizado baseado em estúdio. Aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem colaborativa foram os métodos de ensino mais recorrentes encontrados em ambos os estudos. A maioria destes métodos de ensino requerem uma maior interação entre educadores e alunos. Apresentamos também vinculações entre os métodos de ensino e os desafios. Estabelecemos tais vinculações durante o estudo I com base numa análise de estudos empíricos sobre métodos de ensino, enquanto as vinculações do estudo II vieram de uma análise de um estudo relacionado. Tais vinculações podem ajudar os educadores na seleção dos métodos de ensino do curso, onde o educador pode escolher os métodos que lidam com os desafios do seu contexto de ensino.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo à Instituição - VINICIUS CARDOSO GARCIA - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/12/2022 09:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao