Banca de DEFESA: KLEBER TAVARES FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KLEBER TAVARES FERNANDES
DATA : 22/01/2021
LOCAL: meet.google.com/ijz-xppf-xzd

Game Criativo: Desenvolvendo Habilidades de Pensamento Computacional, Leitura e Escrita através de uma Abordagem Desplugada para Criação de Jogos

pensamento computacional, especificação de game design, habilidades de escrita

As iniciativas que promovem o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica ainda são insuficientes. Historicamente, os resultados das avaliações desse mesmo segmento têm mostrado deficiências na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa. Observam-se pesquisas que apresentam soluções tecnológicas que priorizam a resolução dos problemas da matemática. Porém, em se tratando de produção textual (língua portuguesa), poucas são apresentadas. Uma das estratégias que pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento computacional e da capacidade de produzir textos é o uso de jogos digitais. Estes cada vez mais fazem parte do nosso cotidiano e são considerados também como ferramentas de ensino e aprendizagem. No entanto, sua produção e documentação é uma tarefa muito complexa que requer habilidades de programação e conhecimento de várias áreas. Isso tem dificultado o desenvolvimento de jogos em sala de aula. Uma abordagem desplugada de criação de jogos a partir da linguagem natural, na qual os fundamentos da computação sejam aprendidos de forma lúdica e sem uso de computadores, mostra-se como uma alternativa para adoção da aprendizagem baseada em jogos. Neste contexto, este trabalho apresenta uma abordagem que propõe a especificação e criação de jogos de maneira desplugada a partir de textos produzidos pelos alunos, favorecendo o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional, de leitura e de escrita em sala de aula. Além disso, poderá favorecer o interesse dos alunos pela área da computação os motivando a ingressarem em algum curso superior e/ou alguma carreira nessa área. Usa o método hipotético dedutivo, caracterizando-se como de natureza aplicada. Classifica-se ainda como explicativo, já que propõe uma abordagem para especificação e criação de jogos digitais examinando sua aplicabilidade, efetividade e principais benefícios. Os resultados provenientes dos estudos exploratórios mostram que a abordagem proposta é aplicável ao seu contexto e apontam uma melhoria no desenvolvimento das habilidades de pensamento computacional, bem como motiva a produção textual, promovendo as habilidades de leitura e escrita dos alunos.

Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externa ao Programa - 1754430 - LYRENE FERNANDES DA SILVA
Externa ao Programa - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Externo à Instituição - FRANCISCO MILTON MENDES NETO - UFERSA