Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO SIZÍLIO NERY

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO SIZÍLIO NERY
DATA : 11/09/2019
HORA: 07:00
LOCAL: IMD, CIVT B321
TÍTULO:

Entendendo a relação entre Integração Contínua e seu Impacto na Qualidade de Código de Software


PALAVRAS-CHAVES:

Integração contínua, qualidade de software, estudos empíricos


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Integração contínua (CI) é a prática de automatizar e melhorar a frequência de integração de código (builds diários). CI é usualmente considerado um dos elementos chave para oferecer suporte a equipes de desenvolvimento ágil. CI ajuda a reduzir os riscos de desenvolvimento automaticamente construindo e testando bases de código, o que permite a equipe corrigir builds quebrados imediatamente. A adoção de CI pode ajudar equipes de desenvolvimento a avaliar a qualidade de seus sistemas de software. Os potenciais beneficios de adotar CI tem chamado a atenção de pesquisadores para estudar suas vantagens empiricamente.

Pesquisas recentes tem estudado o impacto de adotar CI em diversos aspectos do desenvolvimento de software. Apesar dos avanços na área, ainda existe muitas afirmações na comunidade que permanece empiricamente não explorada. Nosso trabalho investiga empiricamente a melhoria na qualidade de código de sistemas de software de projetos que adotaram CI. Nós conduzimos dois estudos empíricos que objetivaram responder as seguintes questões de pesquisa: (i) A adoção de CI tem relação com a evolução de artefatos de teste de software em termos de tamanho e cobertura? (ii) A aderência as melhores práticas de CI está relacionada com a qualidade do seu código?


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644456 - UIRA KULESZA
Interno - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo à Instituição - DANIEL ALENCAR DA COSTA - Queensu
Externo à Instituição - RODRIGO BONIFACIO DE ALMEIDA - UnB
Notícia cadastrada em: 10/09/2019 11:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao