Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada
Ensino de Programação, Computação Desplugada, Framework, Visão Computacional
O mundo contemporâneo tem exigido indivíduos cada vez mais capacitados quanto ao uso das tecnologias digitais, independentemente da área de atuação. As habilidades do Pensamento Computacional (PC) representam um diferencial a quem as possui. Percebendo essa importância, vários países desenvolvidos têm implementado estratégias para o desenvolvimento de tais habilidades o mais cedo possível, ainda na educação de nível fundamental, através de propostas de reformulação de seus currículos educacionais. Ensinar a programar, que é uma das habilidades do PC mais ligadas à computação, é um desafio que tem despertado o interesse da comunidade científica mundo à fora. Várias abordagens de ensino de programação, como os jogos digitais, paradigmas de programação (visual baseada em blocos), plataformas gamificadas, robótica, entre outras, têm sido propostas. No Brasil, principalmente na rede pública de ensino, onde há diversos problemas de infraestrutura tecnológica, como a falta de computadores, laboratórios e Internet, há dificuldades em realizar intervenções voltadas ao aprendizado de programação. A proposta deste trabalho é apresentar um framework que possibilite a integração de objetos tangíveis à plataformas de ensino de programação existentes através de técnicas de Visão Computacional e abordagens baseadas em Computação Desplugada.