Banca de DEFESA: EDUARDO ALEXANDRE FERREIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO ALEXANDRE FERREIRA SILVA
DATA : 17/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: B321 - IMD
TÍTULO:

Concepção Arquitetural de Sistema-de-Sistemas Intensivo em Software Orientado por Missões


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas-de-Sistemas

Missões

Arquitetura de Software

MDD

Metodologia de Modelagem

Validação e Verificação


PÁGINAS: 211
RESUMO:

As missões representam uma preocupação fundamental no desenvolvimento de sistemas de sistemas (SoS), uma vez que podem estar relacionadas tanto às capacidades dos sistemas constituintes quanto às interações entre esses sistemas que contribuem para a realização dos objetivos globais do SoS. Por esta razão, os modelos de missão são pontos de partida promissores para o processo de desenvolvimento do SoS e podem ser usados como base para a especificação, validação e verificação de modelos arquiteturais do SoS. Especificar, validar e verificar modelos de arquitetura para SoS são tarefas difíceis comparadas aos sistemas usuais, a complexidade interna desse tipo de sistema depende especialmente dos comportamentos emergentes, ou seja, características que emergem da cooperação entre as partes constituintes do SoS que muitas vezes não podem ser precisamente previsto.

Este trabalho tem como objetivo endereçar a relação sinérgica entre a missão e modelos de arquitetura, dedicando uma atenção especial ao comportamento emergente que surge para uma determinada configuração do SoS. Propomos um processo de desenvolvimento para modelagem arquitetural de SoS, centrado nos chamados modelos de missão. Nesta proposta, o modelo de missão é usado para derivar, validar / verificar arquiteturas de SoS. Em um primeiro momento fornecemos um modelo de missão formal, então geramos a definição estrutural para a arquitetura usando a transformação de modelo. Mais tarde, conforme o arquiteto especificar os aspectos comportamentais do sistema, usando essa arquitetura podemos gerar arquiteturas concretas que serão verificadas e validadas usando abordagens baseadas em simulação. A verificação usa um modelo estatístico para verificar se as propriedades estão satisfeitas, com um grau de confiança. A validação é destinada a comportamentos e missões emergentes, mas pode ser estendida a qualquer aspecto do modelo de missão. A simulação também permite a identificação de comportamentos emergentes imprevisíveis. Um conjunto de ferramentas que integra ferramentas existentes e implementa todo o processo também é apresentado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1639701 - MARCEL VINICIUS MEDEIROS OLIVEIRA
Interno - 1213777 - THAIS VASCONCELOS BATISTA
Externo à Instituição - ABDELHAK-DJAMEL SERIAI
Externo à Instituição - ELISA YUMI NAKAGAWA - USP
Externo à Instituição - FLAVIO OQUENDO - UBS
Externo à Instituição - KHALIL DRIRA - UFTMiP
Notícia cadastrada em: 16/12/2018 20:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao