Banca de DEFESA: GABRIELA OLIVEIRA DA TRINDADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA OLIVEIRA DA TRINDADE
DATA : 27/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: DIMAP
TÍTULO:

Visualização da Rastreabilidade em Projetos Ágeis através de Dados contidos em Ferramentas de Apoio à Gerência de Projetos



PALAVRAS-CHAVES:

Visualização da Rastreabilidade, Metodologias Ágeis, Rastreabilidade de Software


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A rastreabilidade de software, conhecida pelo relacionamento entre quaisquer artefatos da engenharia de software, traz grandes vantagens no processo de desenvolvimento. As informações que ela fornece ajudam em tomadas de decisão diante de uma alteração, melhor entendimento do artefato, reusabilidade, manutenção, previsão de custos e prazos, entre outros. Com ambientes cada vez mais adeptos às metodologias ágeis, com o cliente lado a lado dando feedbacks constantes, a adequação a essas mudanças solicitadas tem sido uma prática comum durante o desenvolvimento de sistemas. E, para que as mudanças sejam feitas de forma segura, informações de rastreabilidade ajudam em decisões, com o objetivo de que a alteração não traga inconsistências, introdução de erros e geração de falhas no sistema.

Algumas ferramentas de gerenciamento de projetos suportam elementos de rastreabilidade. Contudo com diversos dados que podem ser fornecidas com tal prática, fica difícil interpretá-los, principalmente quando são apresentados apenas textualmente. Sabendo que a visualização de informação traz possibilidade de uma análise com grandes volumes de dados de forma rápida e com mais clareza, oferecendo uma tomada de decisão mais segura e, permitindo descobrir informações antes não vistas, é possível verificar na literatura técnicas de visualização de informação de rastreabilidade. No entanto, tais técnicas necessitam de informações além desses dados, precisam considerar os pilares da informação expostos na academia (problemática, o que, quando e quem visualizar) para se ter uma visualização adequada.

Com este intuito, este trabalho realiza entrevistas na indústria para responder aos pilares da informação considerados na proposta de uma visualização. Em seguida, uma análise baseada em Teoria Fundamentada é feita nos dados levantados. Então, no contexto montado de rastreabilidade, perfis definidos, necessidades e problemas descritos e, artefatos gerados em ambientes ágeis, é estudada na bibliografia as visualizações de informação existentes.

Como resultado é realizada uma discussão e sugestão de visualização apropriada para informações de rastreabilidade com base nas sugestões da literatura e dos dados levantados da entrevista. Posteriormente, com  Heurísticas criadas, é feita uma avaliação das ferramentas de gerenciamento de projeto que se integram a plataforma de hospedagem e versionamento de dados Github, para averiguar se fornecem a visualização de informação de rastreabilidade notada.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Interno - 1754430 - LYRENE FERNANDES DA SILVA
Externo à Instituição - GILBERTO AMADO DE AZEVEDO CYSNEIROS FILHO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 06/07/2018 10:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao