Banca de DEFESA: ANTONIO DIEGO SILVA FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO DIEGO SILVA FARIAS
DATA : 29/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala dos Professores Visitantes
TÍTULO:

Funções Mistura Generalizada e Aplicações


PALAVRAS-CHAVES:

Funções de Agregação, Funções de Pré-agregação, Funções OWA, Integrais de Choquet, Lógica Fuzzy, Funções Mistura, Funções Mistura Generalizada, Funções Mistura Generalizada Limitada, t-normas, t-conormas, Funções DYOWA, Ordens Parciais, Reticulados.


PÁGINAS: 160
RESUMO:

Na literatura é bastante comum encontrar problemas que necessitam de mecanismos eficazes em realizar a tarefa de combinar entradas de uma mesma natureza em um valor do mesmo tipo que as entradas. As funções de agregação são bastante eficientes na realização deste trabalho, podendo ser utilizadas, por exemplo, para modelar os conectivos da lógica fuzzy e também em problemas de tomada de decisão. Uma importante família de agregações, pertencente à classe das funções do tipo média, foi introduzida por Yager, em 1988, que as denominou de funções de “Média Ponderada Ordenada” (Ordered Weighted Averaging - OWA). Essas funções são uma espécie de média ponderada, cujos pesos são estáticos e não são associados as entradas particulares, mas as suas respectivas magnitudes, ou seja, a importância de uma entrada é determinada pela magnitude de seu valor. No entanto, a estabilidade dos pesos de uma OWA traz algumas limitações, uma vez que os pesos, que devem ser previamente escolhidos, podem ser ótimos para algumas entradas e péssimos para outras. Mais recentemente, tem-se verificado que funções não pertencentes à classe das agregações também podem ser bastante eficazes em combinar entradas de um mesmo tipo, como por exemplo, as “Préagregações” (Preaggrega-tions), as funções “Mistura (Mixture) e “Mistura Generalizada” (Generalized Mixture - GM), que não necessitam da Condição de Monotonicidade obrigatória para as funções de agregação. As funções mistura e mistura generalizada também são médias ponderadas, mas diferentemente das OWA de Yager, possuem pesos dinâmicos, o que possibilita um melhor ajuste a cada uma das entradas da função. Este trabalho generaliza as funções “Mistura Generalizada” (Generalized Mixture - GM), dando origem as funções “Mistura Generalizada Limitada” (Bounded Generalized Mixture -BGM) e propõe as “OWA dinâmicas” (Dynamic Ordered Weighted Averaging - DYOWA) defi-nidas sobre reticulados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345816 - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO
Interno - 2212166 - BENJAMIN RENE CALLEJAS BEDREGAL
Externo à Instituição - EDUARDO SILVA PALMEIRA - UESC-BA
Externo à Instituição - RONEI MARCOS DE MORAES - UFPB
Externo à Instituição - SANDRA APARECIDA SANDRI - INPE
Notícia cadastrada em: 07/06/2018 10:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao