Banca de DEFESA: BRENNER HUMBERTO OJEDA RIOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENNER HUMBERTO OJEDA RIOS
DATA : 02/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório I do DIMAp
TÍTULO:

Hibridização de Meta-Heurísticas com Métodos Baseados em Programação Linear para o Problema do Caixeiro Alugador 


PALAVRAS-CHAVES:

Meta-heurísticas híbridas,  programação linear, problema do caixeiro viajante com aluguel de carros, algoritmos científicos, computação evolucionária, busca em vizinhança variável,  busca local adaptativa.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O Problema do Caixeiro Viajante com Aluguel de Carros, ou simplesmente Problema do Caixeiro Alugador (PCA),  é uma generalização do clássico Problema do Caixeiro Viajante (PCV) onde seu tour de visitas pode ser decomposto em caminhos contíguos que podem ser percorridos com diferentes carros alugados. O objetivo é determinar o circuito hamiltoniano que resulte em um custo final mínimo, considerando a  penalização paga em cada troca de veículos no tour. A penalização é o custo de retornar o carro até a cidade onde foi alugado. O PCA está classificado como um problema NP-difícil. O presente trabalho estuda a variante mais usada na literatura do PCA que é: completo, total, irrestrito, sem repetição, livre e simétrico. O foco da pesquisa são os procedimentos híbridos que combinam meta-heurísticas e métodos baseados na Programação Linear.  São hibridizados: algoritmos científicos (ScA), algoritmos evolucionários (EA),  busca em vizinhança variável (VND),   busca local adaptativa (ALSP)  e uma nova variante da ALSP chamada busca local adaptativa iterativa (IALSP).  As seguintes técnicas são propostas para lidar com o PCA:  ScA+ALSP, EA+IALSP, ScA+IALSP e ScA+VND+IALSP. É proposto um modelo de programação inteira mista para o PCA o qual é usado no ALSP e no IALSP. Testes não paramétricos são usados para comparar os algoritmos em um conjunto de instâncias da literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1201268 - ELIZABETH FERREIRA GOUVEA GOLDBARG
Interno - 1149561 - MARCO CESAR GOLDBARG
Externo ao Programa - 2859606 - SILVIA MARIA DINIZ MONTEIRO MAIA
Externo à Instituição - MATHEUS DA SILVA MENEZES - UFERSA
Notícia cadastrada em: 12/12/2017 11:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao