Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN DE OLIVEIRA SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALAN DE OLIVEIRA SANTANA
DATA : 27/03/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala B321 do IMD
TÍTULO:

Um Sistema Tutor para Ensino de Programação na Educação Básica


PALAVRAS-CHAVES:

Tutores virtuais, Educação a Distância, Evasão, Educação básica.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Pesquisas demonstram que a dificuldade nos níveis iniciais de educação, em especial matemática, é uma das principais causas para o problema encontrado por alunos de graduação em computação. A inserção destes conceitos na educação básica é de vital importância para combater este problema, pois permite o jovem ter contato mais cedo com tecnologias atuais. Para isto, o uso de sistemas de ensino a distância aponta como alternativa viável e barata, quando comparadas ao ensino presencial, além de aumentar a oferta de vagas. Dentro deste conceito, surgem os cursos de programação de jogos, que além de permitirem o contato com programação, instigam a criatividade e cooperação entre os envolvidos no desenvolvimento, além de serem atrativos e divertidos de produzir. Um problema encontrado nos cursos EaD, além das taxas de evasão, é o custo com tutores online. Para diminuir este impacto financeiro, o desenvolvimento de tutores virtuais aparece. Estes muitas vezes atuam como tutores humanos, analisando os aprendizes e direcionando seus estudos. Neste contexto, esta obra busca desenvolver um tutor virtual animado, para ser aplicado em uma plataforma de ensino a distância de programação de jogos, e investigar seu impacto direto e indireto nas pessoas envolvidas com o sistema. Para isto, foi realizada uma revisão na literatura a fim de levantar dados sobre como sistemas tutores são desenvolvidos, e onde e como eles são aplicados. Em seguida foi desenvolvido um protótipo de um tutor online em HTML5 para ensino de programação de jogos digitais. Através de um estudo inicial, foi demonstrado que a utilização de tutores virtuais aumenta o engajamento dos aprendizes, devido a sensação de suporte que o tutor causa, tornando a ferramenta de ensino mais atrativa. A partir do protótipo, uma versão mais completa está sendo proposta e novos experimentos serão realizados para avaliar seu desempenho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1639701 - MARCEL VINICIUS MEDEIROS OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Externo à Instituição - FRANCISCO MILTON MENDES NETO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 21/03/2017 08:41
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