Banca de QUALIFICAÇÃO: CIRO MORAIS MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CIRO MORAIS MEDEIROS
DATA : 09/03/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio 2 do DIMAp
TÍTULO:

Consultas LL em Grafos RDF


PALAVRAS-CHAVES:

rdf; consultas em grafos; gramáticas LL.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

A Web como conhecíamos até o início dos anos 2000, chamada de Web dos Documentos, proporcionou a criação de uma rede mundial de informações conectadas através das ligações (\textit{links}) entre páginas; entretanto, este sistema não contemplou a ligação entre bancos de dados distintos, deixando-os isolados como ilhas de informações. Para resolver este problema, a Web dos Documentos vem passando por transformações para se tornar a Web dos Dados, seguindo um conjunto de boas práticas conhecido como \textit{Linked Data}, que provê diretrizes para expressar relacionamentos entre dados mesmo que estejam armazenados em bancos de dados distintos. Entre as tecnologias envolvidas na implementação de \textit{Linked Data} está o \textit{Resource Description Framework} (RDF), que possibilita que documentos descrevam propriedades de coisas quaisquer e estabeleçam relacionamentos entre elas.

Um banco de dados RDF pode ser facilmente enxergado como um grafo e, dessa forma, a consulta de informações pode ser feita percorrendo-se caminhos dentro do grafo correspondente, sendo para isso necessária uma linguagem através da qual se possam expressar tais consultas. Atualmente já existe uma linguagem padrão para realizar consultas em bancos de dados RDF, chamada SPARQL, que permite a definição de caminhos utilizando expressões regulares. Devido às limitações de expressividade de linguagens regulares, outros trabalhos propuseram aumentar esta expressividade através da utilização de linguagens livres de contexto, o que, apesar dos benefícios atingidos, resultou na diminuição do desempenho de avaliação das consultas. Partindo deste ponto, este trabalho se propõe a desenvolver uma linguagem livre de contexto (e seu respectivo mecanismo de avaliação) para realizar consultas em bancos de dados RDF que seja mais expressiva que linguagens regulares, mas ainda mantenha um bom desempenho de avaliação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1221251 - MARTIN ALEJANDRO MUSICANTE
Interno - 1639701 - MARCEL VINICIUS MEDEIROS OLIVEIRA
Interno - 1495704 - UMBERTO SOUZA DA COSTA
Externo ao Programa - 1845280 - SERGIO QUEIROZ DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 09/03/2017 08:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao