Banca de QUALIFICAÇÃO: NELSON ION DE OLIVEIRA

DISCENTE : NELSON ION DE OLIVEIRA
DATA : 13/12/2016
LOCAL: Instituto Metrópole Digital - Auditório B321

Ensino de Lógica de Programação nos cursos técnicos semipresenciais do Instituto Metrópole Digital/UFRN: uma proposta interativa

Ensino de Programação, EaD, Plataformas Interativas

O presente trabalho é resultado de uma análise do material didático da disciplina de Lógica de Programação e apresenta como objetivo principal a proposta de uma intervenção no material com a finalidade de torná-lo mais atrativo e interativo ao aluno dos cursos técnicos semipresenciais do Instituto Metrópole Digital. Foi adotada uma metodologia de pesquisa mista exploratória com análise de dados estatísticos, aplicação de questionários com aluno do semestre 2015.1 e 2016.1, e realização de entrevistas semiestruturadas com alunos que cursaram a disciplina no semestre 2016.1. Também foram analisadas plataformas para ensino de programação existentes. Os resultados dos questionários aplicados apontaram que os alunos, em sua maioria, possuem computador e fácil acesso a Internet em suas residências, além disso, estão constantemente consumindo conteúdo informacional e instrucional. Já as entrevistas demonstraram que há uma boa avaliação do material didático atualmente utilizado. Ao final da investigação, propusemos e implementamos uma proposta de intervenção baseada nas ferramentas existentes analisadas para o ensino de programação no material didático utilizado na disciplina de Lógica de Programação, que permite a realização, pelo aluno, de exercícios de programação com recurso de feedback automatizado.

Interno - 1639701 - MARCEL VINÍCIUS MEDEIROS OLIVEIRA
Externo ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externo ao Programa - 1134517 - JORGE TARCISIO DA ROCHA FALCAO
Notícia cadastrada em: 04/12/2016 21:08