Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ FERNANDO VIRGINIO DA SILVA

DATA : 07/10/2016
LOCAL: Auditório do CCET

Aferição e Classificação Automática de Veículos a partir de Vídeos

visão computacional, deep learning, engenharia de trânsito, segurança pública.

Estudos comprovam que a tendência da frota de veículos leves é aumentar ano à ano devido o inchaço populacional dos grandes centros urbanos. Com isso, o problema de congestionamentos em vias de tráfego veicular é um dos grandes desafios para estes centros. Além disso, com um número elevado de veículos circulando pela cidade, aumenta também o número de furtos/roubos destes. Com base nesta problemática, é proposto um sistema que auxilie os órgãos competentes no planejamento estratégico utilizando componentes de baixo custo, como câmeras de CFTV, para, através de processamento em vídeos, extrair dados importantes para tal planejamento. O sistema proposto possui três módulos responsáveis por, respectivamente, segmentar, rastrear e reconhecer, ou classificar, veículos em imagens de vídeos através de técnicas de visão computacional e deep learning. Dessa forma, pretende-se utilizar as câmeras de vigilância do tráfego viário para extrair, em tempo real, informações que sejam de cunho relevante para os órgãos responsáveis pelo planejamento urbano e segurança pública.

Presidente - 2177445 - BRUNO MOTTA DE CARVALHO
Interno - 1350250 - ANNE MAGALY DE PAULA CANUTO