Banca de DEFESA: PEDRINA CELIA BRASIL

DISCENTE : PEDRINA CELIA BRASIL
DATA : 25/08/2016
LOCAL: Sala A206 do IMD

Uma Arquitetura Multi-Agente de Suporte ao Processo Educacional Baseado em Jogos Digitais

Jogos educativos, Objetos de Aprendizagem, IEEE LOM, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Arquitetura multi-agente, Sistemas de Recomendação

Apesar dos seus benefícios ao processo educacional, os jogos digitais ainda são pouco explorados nos contextos escolares. A adoção desses materiais introduz uma complexidade ao processo de ensino-aprendizagem que carece de tempo para organizar atividades educacionais baseadas no uso de jogos. Muitas são as ferramentas e ambientes utilizados para disponibilização de materiais didáticos e outros recursos relacionados ao aprendizado de determinado assunto. Porém, o excesso de informações disponíveis combinado às diferentes necessidades de um usuário pode desviar o foco daquilo que é mais relevante a um contexto de aprendizagem real. Dentre as alternativas existentes, vem crescendo o uso de Sistemas de Recomendação (SR) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), de modo que ao usuário sejam apresentados os melhores recursos para apoiar suas experiências de aprendizagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma arquitetura multi-agente que, a partir de um plano de atividades, recomende jogos digitais educacionais adequados às preferências e contexto educacional do usuário.

Presidente - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Interno - 1350250 - ANNE MAGALY DE PAULA CANUTO