Banca de DEFESA: EDSON ALYPPYO GOMES COUTINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON ALYPPYO GOMES COUTINHO
DATA: 26/09/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reuniões do DIMAp
TÍTULO:

Investigando o Uso do Sentido Háptico na Visualização de Dados Multivariados em Gráficos de Dispersão Bidimensionais


PALAVRAS-CHAVES:

visualização, haptificação, dados multivariados, gráfico de dispersão 2D, realidade virtual.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Processamento Gráfico (Graphics)
RESUMO:

A Visualização de dados é amplamente utilizada pelas mais diversas áreas do conhecimento para facilitar a compreensão de informações e encontrar relações entre os dados. Uma das técnicas de visualização para dados multivariados (4 ou mais variáveis) é o Gráfico de Dispersão Bidimensional (GD2D). Esta técnica associa cada item de dado a uma marca visual da seguinte forma: duas variáveis são mapeadas para as coordenadas Cartesianas de maneira a posicionar as marcas visuais no Plano Cartesiano; as demais variáveis são mapeadas progressivamente para propriedades gráficas das marcas, como tamanho, cor, forma, dentre outras. Quanto maior o número de variáveis a serem visualizadas maior a quantidade de propriedades visuais adicionados à marca e, consequentemente, maior a complexidade da visualização final. Aumentar a complexidade da visualização, contudo, não necessariamente implica em uma melhor visualização e, muitas vezes, proporciona o efeito inverso, tornando a visualização visualmente poluída e confusa—esse problema é conhecido como sobrecarga de propriedades visuais.

Este trabalho teve por objetivo investigar se é possível contornar a sobrecarga do canal visual e melhorar a obtenção de insight sobre dados multivariados visualizados através de uma modificação da técnica GD2D. Nesta modificação, mapeamos as variáveis dos itens de dados para marcas multisensoriais. Estas marcas são compostas não apenas de propriedades visuais, mas também de hápticas, como vibração, viscosidade e resistência elástica. Acreditamos que essa abordagem possa facilitar o insight, através da transposição de variáveis do canal visual para o canal háptico. A validação dessa hipótese foi feita através de experimentos, nos quais foram analisados: (a) a acurácia nas respostas; (b) o tempo de resposta, e; (c) o grau de satisfação pessoal com a abordagem proposta. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2497950 - SELAN RODRIGUES DOS SANTOS
Interno - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Interno - 2177445 - BRUNO MOTTA DE CARVALHO
Externo à Instituição - LILIANE DOS SANTOS MACHADO - UFPB
Notícia cadastrada em: 15/09/2014 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao